Nossa Cidade
Museu da Cidade recebe a exposição A.R.L Vida e Obra a partir do dia 5
A exposição A.R.L. Vida e Obra, que retrata a trajetória do artista plástico e fotógrafo Antônio Roseno de Lima, será aberta no Museu da Cidade, em Campinas, na Casa de Vidro, a partir do dia 5 de setembro. A mostra apresenta 60 obras que foram criadas por Roseno com materiais simples como papelão, Duratex, tinta e esmalte sintético, em sua casa na favela Três Marias, onde viveu de 1976 até morrer, em junho de 1998.
As obras estão expostas em séries com as principais temáticas do artista: retratos, dinheiro e animais. A visitação está aberta até 20 de janeiro de 2023.
Durante a exposição, que volta a ser apresentada devido ao sucesso da edição de maio, será lançado o site dedicado ao artista, em que é possível conhecer toda a história de Roseno, suas técnicas e criações. Todo o acervo do artista está disponível para visualização.
Com características próprias da “Art Brut”, as obras de Roseno escapam das classificações habituais. O artista desconhecia as técnicas acadêmicas de desenho e pintura e tentava sozinho descobrir as técnicas e as matérias de sua arte. Roseno era um outsider que pintava apenas o que gostava, à sua maneira, e quase todos os dias, trabalhando em séries nas quais repetia a mesma figura inúmeras vezes, usando materiais precários.
A mostra tem ainda ações educativas para estimular a percepção e a compreensão das obras. Grupos de educadores promovem oficinas gratuitas abertas ao público para inspirar a criação artística. A organização da exposição estimula a visitação de escolas para dar oportunidade às crianças de terem acesso à arte bruta.
A exposição tem curadoria do ex-professor de Artes da Unicamp Geraldo Porto, realização do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e será apresentada também em Itu, São Paulo, Natal e Alexandria (RN), cidade natal do artista.
Antônio Roseno de Lima
A.R.L. ganhou a primeira exposição individual na Casa Triângulo, São Paulo, em 1991, seguida por A Pintura em Campinas: O Contemporâneo, no Centro de Informática e Cultura II, Campinas, 1992; e Antonio Roseno de Lima, na Cavin Morris Gallery, Nova York (Estados Unidos), 1995. No mesmo ano, a grife de roupas Fórum comprou-lhe 12 imagens para compor sua agenda anual.
Antônio Roseno de Lima nasceu em uma família de cinco irmãos, na cidade de Alexandria (RN), em 22 de junho de 1926, de onde saiu aos 30 anos. Foi para São Paulo, deixando mulher e cinco filhos, e na Capital conheceu sua companheira Soledade. Juntos, vendiam doces na Estação da Luz.
Em 1961, aos 35 anos, fez um curso de fotografia e começou a fotografar crianças, prédios, aniversários e casamentos.
Em 1976, mudou-se para Campinas, onde viveu até os 72 anos, quando morreu, em 1998, por complicações de diabetes.
Serviço
A.R.L Vida e Obra
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade
Avenida Heitor Penteado, 2.145 – Taquaral/ Campinas
Quando: De 5/9/2022 a 20/01/2023 – de terça a sexta – das 10h às 17h
Entrada gratuita