Connect with us

Nossa Cidade

Museus de Campinas integram a exposição “Darwin: o Original”

O Sesc Campinas sedia a exposição “Darwin, o Original”, de 16 de março a 13 de agosto, com entrada gratuita. A mostra interativa convida o visitante para embarcar em uma fascinante viagem pelas ideias revolucionárias de Charles Darwin (1809-1882) e as inovações na abordagem científica que ele trouxe ao elaborar sua teoria da evolução das espécies. O Museu da Cidade e o Museu de História Natural, ambos de Campinas, são parceiros na exposição, com o empréstimo de peças do acervo selecionadas pelas curadoras.

Na exposição, as eras geológicas do Brasil são apresentadas por meio de fósseis, da formação dos minerais e da arqueologia indígena. Serão explorados o Brasil do século XIX e a visita de Darwin e de outros viajantes ao nosso território, especialmente o Sudeste. “Em Campinas, vamos incluir peças de museus do município. Teremos besouros do acervo do Museu de História Natural e algumas peças arqueológicas do acervo do Museu da Cidade”, revela a curadora Leda Cartum.

Entre as peças, há um fóssil de mesossauro e 49 besouros, do Museu de História Natural de Campinas e, do Museu da Cidade, há peças arqueológicas da coleção do professor Desidério Aytai, que constam a machadinha, pontas de flechas de pedra, mão de pilão e pilão de pedra.

Sobre a exposição

Criada e produzida pela Universcience – Cité des Sciences et de l’Industrie em colaboração com o Museu Nacional de História Natural da França, a exposição tem curadoria de Éric Lapie e curadoria científica de Guillaume Lecointre, com o apoio de um comitê científico multidisciplinar.

“Darwin, o Original” contrapõe dois universos: um predominantemente histórico, apresentado em imagens do século XIX, e outro que oferece conteúdos interpretativos atemporais, que permitem entender os caminhos da ciência evolutiva dos tempos de hoje. A exposição é repleta de atividades interativas que ampliam enormemente a compreensão do assunto.

Ao percorrer a mostra, o visitante irá conhecer as diversas facetas do autor de A origem das espécies: o naturalista, o biólogo, o pai, o humanista e o antiescravagista e o pioneiro da etologia animal e humana. Toda parte interativa conta com recursos acessíveis a deficientes visuais e auditivos em três idiomas: português, francês e inglês. 

O público é guiado por uma jornada multidisciplinar e interativa, a bordo de um impressionante universo de recursos gráficos – passeia por uma vegetação exuberante, por exemplo, acompanhando as descobertas de Darwin, e visita o período vitoriano. Entre os destaques está a maquete do navio HMS Beagle, no qual Darwin viajou pelo mundo em 1741 dias, como naturalista. É possível visualizar a biblioteca do navio, com mais de 400 títulos, as atividades a bordo e os achados do cientista em terra.

Darwin, o Original traz estações com filmes, dispositivos multimídia interativos e jogos que revelam referências históricas, intelectuais e culturais da sociedade e da época em que o cientista viveu. Também acompanham uma linha do tempo em que é possível compreender a importante noção do tempo nas ideias de evolução, em anos, séculos e milênios, na sucessão de gerações ao longo de milhares e até milhões de anos.

Serviço:

Exposição “Darwin, o Original”

Abertura ao público: dia 15/3, quarta, às 19h30  

Visitação: de 16 de março a 13 de agosto de 2023

Terças a sextas, das 9h às 21h

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Recomendação etária: Livre

Entrada gratuita

Para agendamento de visitação de grupos escolares e instituições, acesse https://bit.ly/exposicaodarwin ou ligue para (19) 3737-1608

Sair da versão mobile