Nossa Cidade
Música e parceria para ações socioambientais marcam abertura da Semana do Meio Ambiente em Campinas
A já tradicional apresentação musical dos alunos do Instituto Anelo e a assinatura de uma parceria com a Fundação Feac para ações socioambientais na região dos Amarais marcaram nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a abertura da programação oficial da Semana do Meio Ambiente – Semeia 2024.
A cerimônia foi comandada pelo secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Rogério Menezes, que falou sobre a importância do tema deste ano, “Campinas 250 anos – Um olhar socioambiental sobre nossa cidade”.
Para ele, esta Semeia é uma edição importante, que acontece nos 250 anos da cidade, oportunidade para fazer a ligação histórica entre o meio ambiente e o desenvolvimento da cidade, inclusive, com os impactos que foram gerados e os passivos que têm precisam ser recuperados.
“Ao mesmo tempo, vamos falar também sobre esperança, vamos falar sobre o Plano Local do Clima, e vamos falar também de tudo que tem sido feito em políticas públicas ambientais no município de Campinas. Então, é refletir sobre o passado, entender os impactos, os passivos, os desafios que temos para recuperar o meio ambiente em Campinas e, ao mesmo tempo, sinalizar para o campo das boas ações que estão sendo implementadas”, destaca.
Parceria
Durante a cerimônia, a Seclimas e a Fundação Feac selaram uma parceria para ações de recomposição do Parque Linear do Córrego da Lagoa, na região dos Amarais.
O convênio tem por objetivo conjugar esforços visando a realização de projetos para o desenvolvimento territorial da região dos Amarais, nos bairros Jardim São Marcos, Santa Mônica, Jardim Campineiro, Vila Esperança e adjacências, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população residente no território por meio de ações interdisciplinares de desenvolvimento social, econômico e ambiental.
Ainda segundo o protocolo de intenções, para alcançar o objetivo, os signatários irão desenvolver estudos, projetos, programas e propostas de plano de trabalho que serão objetos de acordos de parceria específicos, firmados pelos participantes.
“É um prazer participar da abertura da Semana do Meio Ambiente 2024 e, neste dia, assinar o projeto de recomposição do Parque Linear do Córrego da Lagoa. É mais uma colaboração intersetorial entre a Fundação FEAC, que está comemorando 60 anos de existência, e a Prefeitura de Campinas, para a recomposição do meio ambiente e da sustentabilidade da cidade”, afirmou José Roberto Dalbem, diretor executivo da Fundação FEAC.
Semeia
Até o dia 12 de junho, a Semeia 2024 levará cerca de 200 atividades a diferentes espaços da cidade. A maioria dos eventos é aberta ao público e a programação completa pode ser conferida em https://campinas.sp.gov.br/sites/semeia/programacao-2024 . A expectativa é que mais de 15 mil pessoas participem da programação.
Esta é a 24ª edição da Semeia, organizada pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) por meio da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental. A programação integra as iniciativas de muitos grupos de educação ambiental, entre eles, de representantes do Poder Público, Centros de Educação Ambiental, sociedade civil, instituições, autarquias, redes de ensino de Campinas, ONGs, universidades, cursos técnicos, Terceiro Setor, Redes Intersetoriais, comunidades e coletivos em geral.
Site
O site da Semeia 2024 apresenta um panorama completo do programa com informações e conteúdos que contemplam o histórico, atividades, equipe de organização, notícias, contatos e galeria de fotos, além de um ambiente educativo sobre os planos ambientais da cidade.
Para acessar, clique em https://campinas.sp.gov.br/sites/semeia/inicio.