Connect with us

Nossa Cidade

Na Câmara, secretário afirma que 2017 fechou no vermelho e que correções em alíquotas no ISSQN, ITBI e IPTU devem engrossar caixa de 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Campinas, sob a presidência do vereador Vinicius Gratti (PSB) recebeu na manhã desta quarta-feira (28) o secretário municipal de Finanças, Tarcísio Galvão de Campos Cintra para a apresentação das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2017. 

O secretário apontou os dados aos presentes e afirmou que a cidade fechou o ano de 2017 no vermelho, com cerca de 539 milhões de restos a pagar. Entretanto, Cintra afirma que a expectativa para 2018 é positiva. “Com as revisões das alíquotas do ITBI e do ISSQN e também com a revisão da planta genérica de valores aprovadas no ano passado pela Câmara, vamos ter um reflexo este ano podendo buscar o equilíbrio e voltar a retomada do crescimento”. 

Um outro ponto bastante discutido na audiência foi em relação a gestão dos investimentos na área da saúde. O secretário explicou que a receita do Sistema Único de Saúde (SUS), que vem do governo federal teve uma redução de cerca de um milhão de reais a menos que em 2016. “Precisamos buscar um novo modelo de desenvolvimento para a saúde. Antes o governo federal era responsável por 60% dos gastos com a saúde e hoje ele responde por apenas 40% e o município assume toda essa diferença”, pondera. 

Para Gratti, a audiência cumpriu o seu papel e foi esclarecedora. “A realização da audiência é uma obrigatoriedade da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas mais do que isso tem função de explicar aos vereadores e aos munícipes como estão as finanças da nossa cidade e como o Executivo está gerindo a cidade, o secretário foi muito esclarecedor e tirou todas as dúvidas dos presentes”, finaliza. 

Também participaram da audiência os vereadores Marcos Bernardelli (PSDB), Luiz Rossini (PV), Professor Alberto (PR), Ailton da Farmácia (PSD) e Tenente Santini (PSD). 

Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

 

 

 

 

Sair da versão mobile