Nossa Cidade
Na Orosimbo Maia, Córrego Serafim recebe obras para conter erosões

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos voltaram a trabalhar, nesta semana, terça-feira, 11 de fevereiro, na obra de recuperação da encosta no córrego Serafim, na avenida Orosimbo Maia. Por causa das fortes chuvas, vários trechos tiveram erosão. A obra começou no início de janeiro e deve seguir até abril, em toda a extensão. O trabalho pode ser feito somente quando a chuva dá trégua.
O diretor do Departamento de Serviços Públicos, Eduardo Jarava, explica que a obra de recuperação está sendo feita nas laterais do córrego, que chegam a 4 metros de altura. “É feita a movimentação ou recomposição de terra e depois a concretagem do talude para evitar novas erosões”, explica o diretor.
O engenheiro civil da Secretaria de Serviços Públicos Antonio José Paes explica que foram executados, aproximadamente, 220 metros lineares de recuperação do talude e estão previstos mais 150 metros.
No ano passado, foram construídos cerca de 400 metros de extensão de muros de gabião (gaiolas de arame com pedras dentro), sendo 2 mil metros cúbicos, em trechos do córrego da Orosimbo como medida de combate às erosões. São gaiolas de arame com pedras
Limpeza de córregos
Além das obras para conter erosões, a Secretaria de Serviços Públicos faz a limpeza e a manutenção dos mais de 45 córregos da cidade, incluindo o córrego Serafim. O trabalho nos córregos exige o uso de máquinas e, em alguns casos, trabalho manual. Este trabalho é importante para manter o espaço limpo no leito do córrego e a água possa fluir melhor.
