Nossa Cidade
Nascimento prematuro é tema de ação no Bosque dos Italianos neste sábado, 25 de novembro
Uma parceria entre a Prefeitura de Campinas, por meio do PIC (Plano Primeira Infância Campineira) e a Rede Amamenta Campinas garante a realização de um piquenique no Bosque dos Italianos, na manhã deste sábado, 25 de novembro, das 9h às 12h. A ação voltada a gestantes, mães que amamentam, famílias, profissionais da saúde e crianças, tem como objetivo chamar a atenção da população para as causas e consequências do nascimento prematuro de bebês.
O encontro será em frente a Biblioteca Monteiro Lobato que fica dentro do Bosque dos Italianos. Cada família leva o seu lanche e escolhe o lugar para o piquenique. A sugestão da organização é que as os participantes vistam uma peça de roupa roxa.
O Bosque fica na rua Paulo Justi, 53, Jardim Chapadão.
Este ano, o mês internacional de sensibilização para a causa da prematuridade, “Novembro Roxo” tem como tema “Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”. A ideia central das ações propostas é chamar a atenção da população para as causas e consequências do nascimento prematuro.
Para o coordenador do Comitê Intersetorial do PIC, Thiago Ferrari, é primordial ter o envolvimento do município em propostas como essas para dar visibilidade a essas questões. “O PIC tem uma ação transversal com diferentes áreas da administração pública e atua em sintonia com a sociedade civil para abrir espaço de diálogo sobre temas relevantes para a primeira infância, como é o caso da prematuridade de bebês”, destaca.
10º país do ranking mundial
De acordo com a representante da Rede Amamenta Campinas, a odontopediatra Karina Falsarella, o Brasil é o 10º país no ranking mundial de nascimentos prematuros. “Aqui, cerca de 340 mil bebês nascem antes de completar 37 semanas de idade gestacional, todos os anos. Gravidez na adolescência, ausência de pré-natal, doenças relacionadas à gestação e a desinformação são alguns dos principais motivos dos altos índices de parto prematuro no Brasil, segundo nosso Ministério da Saúde e Unicef 2021. Mais dados sobre prematuridade no mundo podem ser consultados no site https://borntoosoonaction.org/ ,” relata Karina.
Ainda conforme a odontopediatra o parto prematuro tem um impacto social imenso. “Além do alto custo para a saúde, a prematuridade pode ter repercussões de longo prazo que afetam diretamente a saúde mental e física dos bebês e suas famílias e, consequentemente, impactam outros setores da sociedade como Assistência Social, Educação e Cidadania”, explica.
A campanha em alusão ao “Novembro Roxo” e ao 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade de 2023, terá uma ampla programação internacional com encontros, caminhadas, piqueniques e palestras por todo o Brasil. Também haverá ações virtuais com lives e webinários com profissionais de saúde, formadores de opinião e famílias de bebês prematuros. O objetivo é chamar a atenção sobre o assunto e debater estratégias para mudanças positivas no cenário do parto prematuro nacional.
Serviço:
Ação em Campinas: Piquenique em prol da prematuridade dos bebês
Dia: 25 de novembro
Horário: 8h às 12h
Local: Bosque dos Italianos em frente a Biblioteca Monteiro Lobato
Endereço: Rua Paulo Justi, 53 – Jardim Chapadão