Nossa Cidade
Nível do Rio Atibaia estabiliza e famílias retornam às suas casas
O nível do Rio Atibaia permaneceu estável durante esta quinta-feira, 29 de dezembro, e já está começando a baixar, de acordo com a Defesa Civil de Campinas. A Subprefeitura de Barão Geraldo intensificou as ações e o monitoramento das casas e locais do distrito que foram afetados pelas chuvas, em conjunto com a Defesa Civil. Com as águas voltando para a calha do rio nos níveis normais, as famílias que tiveram seus imóveis inundados no bairro Chácaras Piracambaia já puderam retornar para suas casas.
Em Campinas, houve extravasamento do leito do rio nos distritos de Sousas e Barão Geraldo. A medida do Atibaia é realizada na cidade de Itatiba e chegou a 8,5 metros de altura durante os últimos dias. Segundo a Defesa Civil de Campinas, a cota do extravasamento para que o rio não transborde deve ser de no máximo 6 metros e está estável no momento em cerca de 7 metros.
Mas a situação ainda inspira atenção e a Defesa Civil alerta que em caso de mais chuvas poderá haver inundação e necessidade de remover as famílias novamente, por conta da proximidade do rio. Em caso de famílias em perigo ou de casas inundadas, a Subprefeitura aciona o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, que realizam o encaminhamento provisório das famílias a abrigos quando necessário.
O rescaldo dos danos da inundação no distrito de Sousas teve apoio da Sanasa e da Secretaria Municipal de Saúde. Na limpeza das casas e ruas foi utilizado hipoclorito de sódio para desinfecção dos ambientes.
O Abrigo Zilda Arns continua à disposição das famílias em caso de necessidade de remoção.
A Subprefeitura de Barão Geraldo, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela manutenção das linhas de ônibus, já recuperou todos os danos causados pela chuva nas ruas da região do Village e as linhas de ônibus estão com o acesso normalizado.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, por meio do Departamento de Operações de Assistência Social (Doas), distribuiu ontem cartões Nutrir Temporários para as famílias que tiveram suas casas alagadas.
Interdição
Equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) esteve na tarde de hoje em dois imóveis atingidos pela copa da árvore que caiu ontem (28/12) no Bosque dos Jequitibás, na Rua General Marcondes Salgado.
Uma casa, onde vive uma senhora, foi vistoriada e se constatou danos estruturais na garagem e na sala da frente, onde parte do telhado e laje foi danificada. A equipe da Seplurb, que esteve no local decidiu pela interdição total do imóvel por conta dos danos estarem na parte do acesso à casa e pelo risco futuro de desmoronamento do telhado, que está exposto, com a continuidade das chuvas.
Como é procedimento padrão nestes casos, os responsáveis foram notificados pela Prefeitura a colocar o imóvel em condições de estabilidade e segurança, recuperando a estrutura abalada. A família também foi orientada a protocolar requerimento na Prefeitura, por meio de processo administrativo, para solicitar o ressarcimento do prejuízo causado pelos danos, uma vez que foram causados pela queda da árvore a partir do bosque municipal.
O segundo imóvel, onde funcionaria um escritório, não foi vistoriado porque estava fechado e a equipe não localizou o responsável para permitir o acesso. Assim, os fiscais farão nova visita para tentar avaliar o grau dos danos.
Manutenção e trânsito
A Rua Barão de Jaguara foi totalmente liberada por volta das 17h30 depois que a reconstrução da galeria afetada pela chuva foi finalizada.
No Recanto dos Dourados, dez chácaras próximas ao pedágio de Jaguariúna foram atingidas pelas águas do Rio Atibaia. Não há moradores desalojados. Amanhã, 30 de dezembro, entre 7h e 8h, está programada uma Operação Cata Treco na área atingida para remoção de material.
Praças de Esportes
As três praças de Esportes atingidas pelas chuvas dos últimos dias passaram por manutenção e apenas parte da Pompeu e Vitto permanece interditada. O local vai receber manutenção das secretarias de Esportes e Lazer e da Secretaria de Serviços Públicos.
Na Praça do Jardim Capivari houve alagamentos, mas a situação foi normalizada depois que o local passou por limpeza e manutenção.
O alambrado da Praça dos Trabalhadores foi atingido por galhos e troncos de uma árvore que caiu nas proximidades. O corte e a retirada de parte da árvore já foram feitos.