Connect with us

Nossa Cidade

No posto de coleta do Hospital Mário Gatti, doadores de sangue são recebidos como heróis que salvam vidas

Doadores de sangue estão sendo recebidos no posto de coleta do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, nesta segunda-feira, 25 de novembro, como heróis que salvam vidas, para celebrar o Dia Nacional do Doador. Eles caminham como celebridades por um tapete vermelho estendido na entrada da unidade, uma forma de reconhecer o papel crucial que têm e inspirar mais pessoas a se tornarem doadoras.

 

Todos os postos de coleta do Hemocentro da Unicamp, unidade referência para mais de 7 milhões de habitantes distribuídos em cerca de 120 cidades, estão fazendo a homenagem. Doadora de sangue há 15 anos, Mônica Regina Moreira gostou da iniciativa. “Duas vezes por ano venho doar e é uma forma de ajudar a salvar vidas”, afirmou.

 

Caroline Balduci de Mello, doadora frequente, também gostou da homenagem. “Achei o máximo. Faz 3,5 anos que venho doar e isso me faz sentir bem porque sei que estou ajudando a salvar vidas”, disse.

 

Os estoques de sangue estão baixos e há risco de cirurgias eletivas, as que são agendadas, serem adiadas por falta do insumo. Dos oito tipos sanguíneos, apenas um, o AB+ está estável, com estoque para cinco dias. O tipo O+ está crítico, com estoque para menos de dois dias, e os tipos 0-, A-, AB-, B+ e A+ em alerta, para dois a três dias.

 

Onde Doar

 

Hemocentro da Unicamp

Endereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária

Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)

 

Hospital Mário Gatti

Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália

Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com