Connect with us

Nossa Cidade

Norte-Sul recebe blitz educativa do Maio Amarelo 2022 nesta sexta, 65

O Maio Amarelo Campinas 2022, movimento em defesa da vida no trânsito, terá nova ação educativa nesta sexta-feira, dia 6 de maio, a partir das 9h, na altura do número 1.600 da Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul). A avenida receberá uma blitz educativa da Campanha 3Rs (respeitar a sinalização, repensar comportamentos, reduzir a velocidade), voltada aos motociclistas. 

As orientações de segurança que serão passadas por educadores da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) incluem uma simulação de ponto cego, em que o motociclista entra em um caminhão para saber como é a visão do motorista. Durante o evento, também serão entregues vouchers de troca de óleo, em parceria com a concessionária CCR AutoBAn.

A ação na Norte-Sul será uma das primeiras desta edição do Maio Amarelo Campinas 2022. Não é preciso se inscrever para participar.  

Nesta quinta-feira, 5 de maio, entre 11h e 13h30, seis educadores da Emdec levaram orientações de segurança no trânsito à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), focadas nos pedestres e ciclistas, apoiando a ação da Prefeitura do Campus, Secretaria de Vigilância do Campus, Liga do Trauma, vinculada à disciplina de Cirurgia do Trauma, e do Projeto Salvando Vidas do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT).  

Na terça-feira, 3 de maio, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) recebeu o projeto P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth – Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude), em que jovens do Ensino Médio visitam Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), conversam com vítimas de acidentes de trânsito e assistem a palestras sobre os perigos da combinação entre álcool e direção. 

Participaram deste P.A.R.T.Y. alunos do Colégio Raphael Di Santo. Foram transmitidos depoimentos de dois motociclistas, de 59 e 29 anos, internados no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Houve palestras da Emdec, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar Rodoviária, bem como a respeito do trabalho do Corpo de Bombeiros e do Serviço Social do HC. 

Pela Emdec, palestrou a agente da mobilidade urbana Edna dos Santos, que falou sobre a importância das escolhas seguras, incluindo o uso do cinto de segurança, as travessias e os riscos de combinar álcool e direção e de dirigir sem habilitação. O P.A.R.T.Y. foi uma parceria da Liga do Trauma da Unicamp com Hospital de Clínicas, SMCC, Secretaria Municipal de Saúde, Samu, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Emdec.    

Iluminação de prédios públicos  

No domingo, dia 1º, abrindo a programação do Maio Amarelo Campinas 2022, a Concha Acústica da Lagoa do Taquaral foi iluminada em alusão ao movimento, no concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) que homenageou os trabalhadores.  

A estrutura recebeu luz âmbar, destacando simultaneamente o Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Também já foram iluminados o setor de Sinalização da Emdec, na Vila Industrial, e os terminais de ônibus Central, Barão Geraldo, Campo Grande, Ouro Verde, Padre Anchieta, Vila União e o Terminal BRT Satélite Íris. Outras instalações públicas ainda receberão a iluminação amarela. 

Maio Amarelo 2022  

O Maio Amarelo (www.maioamarelo.com) é um movimento internacional que visa preservar a vida no trânsito, articulando poder público e sociedade civil. A iniciativa chega à nona edição em 2022, com a campanha “Juntos salvamos vidas”.  

A Emdec e a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) organizam o Maio Amarelo em Campinas. A cerimônia oficial do movimento no município será na próxima segunda-feira, 9 de maio.  

Nesta edição, ocorrerá um passeio ciclístico; o Prêmio Boas Práticas, que será um concurso relacionado ao tema Mobilidade Urbana, iniciando pela categoria audiovisual; e o projeto da empresa de entrega iFood Anjos de Capacete, em parceria com Emdec e Samu, voltado à prevenção de acidentes e capacitação de entregadores em primeiros socorros.

Também estão previstos trabalhos educativos focados em motociclistas (Campanha 3Rs); na Avenida John Boyd Dunlop (Campanha JBD: Morte Zero no Trânsito); e nos bares da cidade, onde educadores alertarão sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.  

Já a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) vai apresentar a profissionais da Emdec os conceitos de Visão Zero e Sistemas Seguros, que consistem na gestão do sistema viário sob a perspectiva de zerar as mortes e lesões no trânsito.  

As datas, os horários e detalhes serão divulgados ao longo do mês pela Emdec.

O hotsite www.emdec.com.br/maioamarelo traz informações gerais e oferece peças de comunicação do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) para os munícipes se engajarem, além de sugestões de planos de aula para professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio e um guia de atividades direcionado a empresas. 

Sair da versão mobile