Connect with us

Nossa Cidade

Nova Sede da Defesa Civil unifica bases e facilita trabalho

O Departamento de Defesa Civil de Campinas tem uma nova sede. O prédio fica na rua Sete de Setembro, nº 403, na Vila Industrial, e unificou as bases administrativa e operacional do Departamento. A inauguração oficial foi realizada na tarde desta quarta-feira, 8 de novembro, pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi. É mais uma entrega como parte das comemorações dos 250 anos de fundação da cidade, que será comemorado em 2024.

A reunião das equipes, que antes ficavam separadas, é o principal benefício da mudança. A equipe administrativa estava na rua Francisco Teodoro (mesma área da Estação Cultura/Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec)) e a operacional na av. Prefeito Faria Lima, próximo ao Hospital Mário Gatti.  A nova sede inclui uma sala especial para o Centro de Resiliência a Desastres de Campinas (CRDC), coordenado pela Defesa Civil, permitindo ampliar suas ações. Outro ponto positivo é que o espaço vai auxiliar na relação com a comunidade. 

Segundo o prefeito Dário Saadi, o trabalho da Defesa Civil é contínuo e Campinas é resiliente ao resistir aos eventos climáticos extremos. “Isso se deve a muitos fatores e um deles é a qualidade da nossa Defesa Civil. Esse espaço que estamos inaugurando é super adequado, com 1300 metros quadrados, garagem grande nos fundos. A Defesa Civil ficou bem instalada”, afirmou. 

Para o presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Luiz Rossini, a Defesa Civil de Campinas tem sido referência no Estado de São Paulo e no País e merecia um local apropriado. “Campinas é a primeira cidade em resiliência em todo o País e queremos trazer nosso agradecimento em nome da população de Campinas pelo serviço prestado na defesa de vidas e de nossa cidade”, disse. 

De acordo com o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, investir em ações de prevenção, como a inauguração desta nova sede, é muito importante. Para ele, é preciso lembrar dos funcionários de áreas como a da Defesa Civil não apenas nos momentos de tragédia, mas no dia a dia, na prevenção. “A nova sede trará mais qualidade de vida e salubridade para os funcionários e integrará as ações. Além disso, a sala da CRDC permite promover mais atividades com setores externos, tanto da Prefeitura, quanto de outros municípios, capacitações e treinamentos”, destacou. 

Também estavam presentes o vereador Carlinhos Camelô, os secretários municipais de Governo, Michel Abrão Ferreira, da pasta a qual está vinculada a Defesa Civil; de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro; de Saúde, Lair Zambon; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes. Participaram também do 7º Grupamento de Bombeiros, o comandante interino, Major Pedron e o subcomandante, Capitão Baccin; e da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, capitão Oswaldo de Andrade e cabo Heber; Eliziário Barbosa, diretor executivo da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp); além de Aline Barioni, diretora comercial do Correio Popular; e Deuci Soares, diretora da Escola Paulista de Vigilantes, com alunos de reciclagem da turma 29. 

A nova sede irá funcionar 24 horas do dia. O aluguel do prédio é de 22 mil mensais e o contrato tem duração de 24 meses, podendo ser prorrogado no limite máximo de 60 meses. Os agentes de monitoramento, não foram removidos e permanceram na Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp). 

O prédio tem área construída de 1.300 m², em um terreno de 1.561,30 m². São dois pavimentos. No térreo, há nove salas, sendo uma delas para reuniões, um refeitório e cozinha. No pavimento superior há mais sete salas. O prédio conta com uma garagem que possui mais oito salas e capacidade para abrigar 13 viaturas. 

Primeiro Centro de Resiliência do Brasil 

Campinas foi o primeiro Centro de Resiliência a Desastres do Brasil, título concedido pelas Nações Unidas em 2022. Como parte de suas atividades, auxilia outros municípios a se capacitarem para adesão à iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030). Quarenta municípios já foram capacitados. 

A Defesa Civil também vai receber novos agentes. Um concurso para cinco vagas está em andamento. o último concurso para o departamento havia sido há 11 anos. A prova teórica foi realizada em 10 de setembro e o teste de aptidão física será no dia 19 de novembro. foram convocados 75 candidatos. 

A Operação Chuvas de Verão 2023-2024, que vai de 1º de dezembro a 31 de março, já está em fase de preparação na nova sede. O decreto será publicado neste mês.

A inguração da nova sede da Defesa Civil integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear. 

Saiba mais pelo site https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/.

Sair da versão mobile