Nossa Cidade
Novembro Azul: pulmão de 3 m e estandes alertam para saúde do homem no Paço
A entrada do Paço de Campinas recebeu uma ação especial da Secretaria de Saúde para impulsionar a campanha do Novembro Azul nesta terça-feira, 14 de novembro. Sete estandes, incluindo um pulmão com 3 metros de altura e uma roleta de informações, foram colocados para alertar o público sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e ressaltar a necessidade de cuidados para prevenção de outras doenças.
Os espaços são abertos ao público e dialogam com o tema da campanha deste ano, “Prevenção é para os fortes”. No local, também é possível saber como funciona a telemedicina, recurso que está disponível em todos os 67 centros de saúde da cidade.
A abertura da ação especial foi feita pelo prefeito, Dário Saadi, que fez a aferição da pressão arterial e teste da glicemia para incentivar os moradores a participarem.
“Aqui nós temos orientação sobre o tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, alimentação saudável, atividades físicas e também, claro, a prevenção ao câncer de próstata. A importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, principalmente para homens acima de 50 anos, que têm que fazer exames todo ano com o urologista”, explicou.
O secretário de Saúde, Lair Zambon, destacou que o Novembro Azul é uma campanha significativa do ponto de vista da saúde pública ao enfatizar a medicina preventiva, e frisou que o mês da iniciativa é importante para alertar sobre o elo entre tabagismo e câncer.
“Todos os outros tipos de câncer podem estar relacionados ao tabaco, que é um carcinoma extremamente importante. Temos um programa muito exitoso do ponto de vista do abandono do tabaco e ele dá orgulho para a Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou.
Durante o evento, uma equipe da Pasta expõe ao público detalhes do programa para quem deseja parar de fumar e, no mesmo estande, é realizada auriculoterapia. Além disso, há um espaço que foca na importância da alimentação saudável para promoção do bem-estar, com apoio de uma equipe de nutricionistas da Cesa, e uma área que visa combater o sedentarismo, onde a Secretaria de Esportes explica os benefícios das atividades físicas.
Outro destaque é a participação da equipe integrante do programa Passos para uma Vida Melhor/Cities Changing Diabetes, que tem o propósito de fortalecer iniciativas de redução da obesidade na metrópole e, com isso, achatar a curva da incidência de diabetes tipo 2.
Programação Novembro Azul 2023
Testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C – jovens, adultos e idosos
Quando: às segundas, terças, quartas e sextas-feiras do mês, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e às quintas-feiras, das 9h às 12h
Onde: Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais – Rua Regente Feijó, 637, Centro.
Seminário da Saúde do Homem
Quando: 24/11 (sexta-feira)
Horário: das 8h30 às 11h30
Onde: Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas – avenida Anchieta, 200, Centro
Atividade: divulgação do 1º boletim da Saúde do Homem de Campinas pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e palestras de integrantes dos departamentos de Saúde (DS) e o de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital (Deps) sobre a saúde masculina e direcionadas para profissionais da saúde, trabalhadores, residentes, gestores e público interessado na temática.
Desfile de Carros Antigos
Quando: 26/11 (domingo)
Horário: das 8h às 11h
Local: Largo do Rosário, Centro
Atividade: desfile de carros das décadas de 20 a 40 na Avenida Francisco Glicério seguida de exposição no Largo do Rosário. O espaço terá nove estações de cuidados para a população, por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo, Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Sanasa, Emdec, universidades, sociedade civil e empresas.
As ações nas unidades de saúde e em diferentes locais na cidade serão divulgadas durante o mês.
Serviço
O Novembro Azul é promovido pelas secretarias de Saúde, Cultura e Turismo, Esportes e Lazer, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Ela conta ainda com os apoios da Ceasa, Sanasa, Emdec, Rede Mário Gatti, Olimpíadas do Servidor, Grenasa Campinas, Unicamp, Cullinan Imóveis, Patriani, São Leopoldo Mandic, Grupo Sasse Oncologia e Hematologia (SOnHe), Hospital Vera Cruz e Passos para uma Vida Melhor.