Nossa Cidade
Novembro Azul: seminário discute saúde do homem e lança boletim inédito
A Secretaria de Saúde de Campinas realiza nesta sexta-feira, 24 de novembro, o II Seminário da Saúde do Homem. O evento no Salão Vermelho do Paço começa às 9h e integra a programação da campanha Novembro Azul. Entre os destaques da programação está o lançamento de um boletim inédito sobre a saúde da população masculina, com ênfase em dados sobre câncer de próstata, uma das principais causas de morte na cidade.
O evento tem como objetivo dialogar sobre a importância do cuidado com a saúde integral do público masculino de Campinas. A apresentação do levantamento será feita pela coordenadora da vigilância de agravos e doenças não transmissíveis do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Ana Paula Crivelaro. O encontro terá mais dois destaques:
Palestra sobre Política Nacional da Saúde do Homem com a coordenadora da Saúde Adulto e Idoso do Departamento de Saúde, Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva;
Palestra conjunta sobre inovações em tecnologias de informação e comunicação na ampliação do acesso e cuidado em saúde do homem, com a coordenadora da Saúde Digital do Departamento de Ensino e Saúde Digital (Deps), Thaís Leitão, e o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Edmilson Marques.
Ainda durante o período do seminário, o público pode interagir com a roleta da conscientização, uma forma lúdica de abordar temas relacionados à saúde masculina.
Segundo a diretora de Saúde, Mônica Regina Prado de Toledo Macedo Nunes, o cuidado à população masculina é um desafio para a sociedade e estabelecer estratégias para levar este público para o cotidiano dos serviços de saúde é fundamental.
“A prevenção é o melhor meio de proporcionar qualidade de vida à população, e instrumentalizar as equipes, gestores e trabalhadores com informações sobre a população masculina é essencial para uma assistência integral e humanizada”, avaliou.
Transmissão on-line
Quem não puder comparecer à Prefeitura pode acompanhar o seminário pelo YouTube. O link da transmissão será enviado após a pré-inscrição. Clique aqui para participar.
Além disso, após o evento, cada participante receberá certificado mediante preenchimento de novo link na abertura e encerramento do seminário, programada para o meio-dia. A campanha do Novembro Azul deste ano tem como tema “Prevenção é para os fortes”.
Programação Novembro Azul 2023
Testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C – jovens, adultos e idosos
Quando: às segundas, terças, quartas e sextas-feiras do mês, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e às quintas-feiras, das 9h às 12h
Onde: Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais – Rua Regente Feijó, 637, Centro.
Caminhada e corrida / combate à dengue
Quando: 25/11 (sábado)
Horário: das 7h às 14h
Local: Praça da Juventude: DIC V / Conjunto Habitacional Chico Mendes
Atividade: corrida e caminhada, e orientações para combate à dengue
Desfile de Carros Antigos
Quando: 26/11 (domingo)
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Largo do Rosário, Centro
Atividade: desfile de carros das décadas de 20 a 40 na Avenida Francisco Glicério seguida de exposição no Largo do Rosário. O espaço terá nove estações de cuidados para a população, por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo, Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Sanasa, Emdec, universidades, sociedade civil e empresas.
Serviço
O Novembro Azul é promovido pelas secretarias de Saúde, Cultura e Turismo, Esportes e Lazer, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Ela conta ainda com os apoios da Ceasa, Sanasa, Emdec, Rede Mário Gatti, Olimpíadas do Servidor, Grenasa Campinas, Unicamp, Cullinan Imóveis, Patriani, São Leopoldo Mandic, Grupo Sasse Oncologia e Hematologia (SOnHe), Hospital Vera Cruz e Passos para uma Vida Melhor.