Nossa Cidade
Novo maquinário processará cerca de 80 toneladas por hora de resíduos de construção civil
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos adquiriu um conjunto com duas máquinas, um britador e uma peneira, para processar resíduos da construção civil. O maquinário foi apresentado durante a manhã desta sexta-feira, 6 de outubro, em um pátio da Usina Verde de Compostagem, na Estrada dos Amarais. As novas máquinas serão levadas para a Usina Recicladora de Materiais (URM), no Jardim São Caetano, área que recebe cerca de 30 mil toneladas por mês de resíduos de construção civil da cidade.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que com estas máquinas, que podem ser utilizadas em conjunto ou separadas, serão processadas cerca de 80 toneladas por hora de resíduos de construção. A peneira separa os resíduos e o britador tritura os materiais. Um ímã, dentro do equipamento, atrai as ferragens, como vigas de concreto, por exemplo, e as mantém separadas dos materiais que serão reutilizados.
“Estes equipamentos fazem a britagem e o beneficiamento de entulho da construção civil. Todo o material beneficiado será utilizado nas estradas rurais e nas ruas de bairros sem pavimento. Com isso também economizamos no custo de compra de areia, pedra britada, bica corrida e outros materiais. É uma grande conquista”, diz o secretário Paulella.
O secretário complementa que as máquinas podem produzir de cinco a seis tipos de produto, com tamanhos e granulações diferentes como areia, bica corrida ou pedra graduada, por exemplo. Os resíduos resultantes do processamento com as máquinas serão aplicados em vias de terra na cidade e na composição de materiais para obras de reparos, como nas galerias pluviais, por exemplo.
As máquinas serão levadas na próxima semana para a URM. É lá que transportadores e caçambeiros destinam os resíduos da construção civil. As novas máquinas foram compradas por R$ 9 milhões, com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Alexis Fonteyne. A demonstração das novas máquinas, que vieram da Áustria, foi feita pela empresa fornecedora, a Máquina Solo.
Também participaram do evento o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; o pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Heitor Cantarelli; o ex-deputado federal Alexis Fonteyne; diretores, coordenadores e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, da Sanasa e da Máquina Solo, entre outros.