Nossa Cidade
Novo parque promove inclusão de crianças com deficiência no Jardim Eulina
Um dia de sol e de novos brinquedos inclusivos aguardavam as crianças na Praça Vinícius de Morais no Jardim Eulina, na Região Norte de Campinas, na manhã desta terça-feira, dia 21. A solenidade de inauguração foi prestigiada por crianças do CESD (Centro Síndrome de Down) e da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campinas), além de meninos e meninas da vizinhança. Um carro do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas também compareceu e deixou as crianças conhecerem os equipamentos para o combate ao fogo.
O novo espaço conta com três brinquedos: gangorra, gira-gira e balanço. A ideia é criar um espaço para as crianças, com e sem deficiência, brincarem juntas. Segundo Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a inclusão é um compromisso da Prefeitura, que pretende oferecer mais espaços públicos acessíveis e inclusivos para todos.
A secretária também ressaltou a parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), responsável por destinar recursos para a instalação desse e de mais quatro parquinhos inclusivos planejados para este ano em Campinas. Esses recursos provêm de pessoas físicas e empresas que destinam parte do imposto de renda, via programa Leão Solidário, para o Fundo da Criança e do Adolescente e para o Fundo do Idoso, revertendo em direitos e garantias para a população.
Vandecleya Moro relembrou sua própria experiência como monitora de pessoas com Síndrome de Down e enfatizou que o trabalho em prol das pessoas com deficiência é mais importante do que qualquer instituição. Ela agradeceu aos trabalhadores da secretaria, aos moradores e aos representantes dos conselhos que tornaram possível a iniciativa.
Até o final do ano, Campinas pretende inaugurar mais quatro parques inclusivos, um em cada região da cidade, ampliando o acesso ao lazer e a inclusão das crianças com deficiência. Além da nova unidade do Eulina, Campinas tem parques inclusivos em Sousas, na Pedreira do Chapadão, no Parque Taquaral, no Parque Dom Bosco e no Parque das Águas. São agora seis e chegarão a dez até o final do ano.
Representantes da comunidade se declararam entusiasmados e comprometidos em cuidar e preservar o novo espaço, garantindo que este parque inclusivo beneficie todos os moradores da região.
Durante a inauguração, Paulo Renato Alves Guimarães, diretor do Departamento de Gestão da Política dos Direitos da Pessoa com Deficiência, expressou orgulho e agradecimento pela viabilização dessa proposta que promove cidadania e lazer para a comunidade.