Connect with us

Nossa Cidade

Novo totem do Guarani é instalado na Praça Carlos Gomes e comemora 113 anos de fundação do clube

O prefeito Dário Saadi participou da entrega do totem do Guarani Futebol Clube, na Praça Carlos Gomes, no Centro, na tarde desta terça-feira, 2 de abril de 2024, data em que o clube completa 113 anos de fundação e no mesmo local onde foi criado. A ideia de fundar um clube foi de 12 jovens, entre 15 e 19 anos.

A peça é de concreto e traz os dizeres “Aqui foi fundado o Guarani FC – 02/04/1911”. Na ponta do totem há uma estrela dourada que representa o título de campeão brasileiro, de 1978.

“Esta iniciativa, de colocar aqui no marco zero o totem de homenagem ao Guarani, é muito importante para preservar a história. Uma cidade que não cuida da sua história, também não sabe construir seu futuro. Temos que sempre olhar para quem construiu e foi responsável por tudo que tem hoje. Nós temos Carlos Gomes, um dos maiores compositores de sua época. E foi uma obra sua, o Guarani, a inspiração para o nome do Guarani Futebol Clube. Tem tudo a ver com a história de Campinas, de Carlos Gomes e do esporte na cidade.”, disse o prefeito, Dário Saadi.

Este totem é para repor a peça, o marco da fundação, que foi vandalizada e furtada em novembro do ano passado. A antiga peça era uma placa de bronze, numa estrutura de concreto, e estava instalada na praça desde 2 de abril de 1982, doada por torcedores da Taba (Torcedores Amigos Bugrinos Associados).

“Estamos comemorando algo especial para Campinas, para homenagear o filho mais ilustre, Carlos Gomes, que deu o nome a esta nossa paixão, para resgatar aqui o distintivo do Guarani, que carrega o nome da cidade.”, disse o idealizador do Taba, Milton Fernandes Alves.

O novo totem foi produzido pela Secretaria de Serviços Públicos, no mesmo modelo utilizado em outras praças da cidade.

Estiveram presentes no evento o secretário de Chefia de Gabinete, Aderval Fernandes; o diretor do Departamento de Parques e Jardins, Luís Cláudio Mollo, que estava representando o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella; o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Rossini; os vereadores Edvaldo Cabelo; Higor Diego e Marcelo Silva; torcedores do Guarani; descendentes dos fundadores do clube; antigos membros da Taba; membros do clube e do conselho do clube, entre outros.

Histórico

O nome Guarani foi dado pelos jovens fundadores do clube em homenagem à ópera “O Guarani”, do maestro e compositor campineiro Antônio Carlos Gomes, que dá nome à praça. As cores verde e branca foram escolhidas por representar o verde das palmeiras imperiais, até hoje na praça, e o branco da luz do dia que os iluminava.
 

Sair da versão mobile