Nossa Cidade
Novos 20 reservatórios ampliarão capacidade de armazenamento de água
Como parte dos investimentos de R$ 300 milhões, realizados durante 2023, a Sanasa está construindo 20 novos reservatórios de água em Campinas. A entrega deverá ser realizada ao longo de 2024. Hoje, a empresa responsável pelo abastecimento e tratamento de esgoto da cidade tem 73 unidades com capacidade de 142 milhões de litros. Com os novos equipamentos, serão mais de 54 milhões de litros disponíveis para a população.
Esse volume significa que, em eventual acidente que comprometa a qualidade da água do rio ou queda de energia que afete o bombeamento de água para as estações de tratamento, ainda haverá uma autonomia para atender 20 horas de consumo na cidade.
Os reservatórios que estão em construção são:
Dos 20 novos reservatórios, 16 são fabricados em aço aparafusados a chapas de aço carbono de revestimento vitrificado e os tetos constituem domus fabricados em alumínio.
Todo o material é importado da Alemanha e passa por um processo burocrático para transporte. Apesar de Sousas, Taquaral e Santa Therezinha apresentarem nível de execução inferior a 50%, uma vez que o material chegue aos locais das obras, as paredes dos reservatórios serão construídas com rapidez.
Os reservatórios estão previstos para ser entregues no decorrer de 2024.