Connect with us

Nossa Cidade

Novos Conselheiros da Juventude tomam posse com desafio de aperfeiçoar políticas públicas

Foi empossada na tarde desta sexta-feira, 2 de fevereiro, a nova diretoria do Conselho Municipal da Juventude de Campinas, para a gestão 2024-2025. A cerimônia, realizada na Sala Azul do Paço Municipal, foi concorrida e reuniu representantes de várias entidades ligadas à Juventude e autoridades
 
O ato de posse foi assinado pelo prefeito Dário Saadi. O Conselho é um órgão colegiado, consultivo e fiscalizador, que participa da formulação e do acompanhamento das políticas públicas voltadas para a juventude no município. Agora empossados, os novos conselheiros do biênio iniciarão suas atividades ainda neste mês de fevereiro com a escolha da composição da diretoria.
 
“É uma honra muito grande dar posse a esse conselho. Desejo uma gestão fantástica a todos”, declarou o prefeito, agradecendo aos conselheiros cessantes e parabenizando os eleitos para a gestão 2024-2025. Ele também destacou o trabalho de qualidade realizado pela Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, responsável pelo acompanhamento das políticas públicas para o segmento no município.
 
Dario lembrou que os conselheiros terão “muitos desafios pela frente”. “Trabalhar com a juventude é fundamental. O diálogo com os jovens traz ideias novas, coisas que não tínhamos pensado e muitas ações inovadoras”, afirmou o prefeito sobre a importância do diálogo entre gerações.
 
A secretária de Assistência Social de Campinas, Vandecleya Moro, também destacou o “grande desafio” a ser encarado pelos novos conselheiros de elevar a qualidade do trabalho realizado pela gestão que está deixando o Conselho. Ela lembrou o sucesso da Semana da Juventude do ano passado, com 20 dias de programação intensa e variada, e a realização da Conferência da Juventude municipal, que contribuíram para os eventos regional, estadual e nacional de discussão das políticas públicas para essa parcela da população.
 
“É importante a juventude ocupar seu espaço na vida pública”, saudou o coordenador de Políticas para a Juventude da Secretaria de Assistência Social de Campinas, Felipe Gonçalves da Silva, durante a posse dos conselheiros. Ele também frisou o sucesso obtido nos últimos anos na atuação do Conselho e nas políticas públicas para a juventude de Campinas. 
 
 
Sociedade civil representada
 
A conselheira mais votada na última eleição, Cecília Carvalho Moraes, representante da sociedade civil pelo Grupo Primavera, compôs a mesa da solenidade de posse. Ciça, como é conhecida, fará parte do Conselho pela terceira vez. Ao lado dela, estará o novo conselheiro Eric Maus de Oliveira, de apenas 14 anos, eleito representando a União Campineira dos Estudantes Secundaristas (Uces). Ele é o mais novo membro do Conselho desde sua criação.
 
Aluno do colégio Raphael di Santo, ele começou a atuar na vida pública no ano passado, quando foi eleito vice-presidente do Grêmio Estudantil da escola, fundado por ele e colegas. Além de ativista da Uces, Eric faz parte da União da Juventude Socialista de Campinas (UJS).
 
Também participaram da cerimônia o coordenador estadual da Juventude, do Governo do Estado, Juliano Borges; os vereadores Carlinhos Camelô e Luiz Henrique Cirilo, que representou a presidência da Câmara Municipal; e o vice-presidente do Conselho cessante, Pablo Henrique de Oliveira Ancassuerd, eleito novamente como conselheiro.
 
 
Formação e atuação
   
O Conselho Municipal da Juventude de Campinas é formado por 24 membros titulares, sendo 12 representantes da sociedade civil e 12 do poder público. Os conselheiros têm mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos por mais dois. Foi criado por lei em 2015 e tem como objetivo assegurar os direitos dos jovens, promover a cidadania, a participação social e o desenvolvimento integral desse segmento da população. 
 
A diretoria empossada hoje é a quinta desde a criação do Conselho e estará à frente do organismo quando completar 10 anos de sua instalação, em 2025. Entre as atribuições do Conselho, estão: propor, deliberar e fiscalizar as políticas públicas de juventude; elaborar e acompanhar o plano municipal de juventude; realizar cursos, seminários, estudos e pesquisas sobre a realidade juvenil; incentivar e apoiar as organizações e movimentos juvenis; e articular-se com os demais conselhos municipais, estaduais e nacionais.
 
Os representantes da sociedade civil foram definidos em processo eleitoral realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2023. O processo foi totalmente online e marcou recorde de votação, com a participação de mais de 500 eleitores (foram 522 votos válidos). Puderam votar moradores de Campinas com 15 anos ou mais. Cada eleitor votou em apenas um candidato.
 
Entre as atribuições do Conselho, estão: propor, deliberar e fiscalizar as políticas públicas de juventude; elaborar e acompanhar o plano municipal de juventude; realizar cursos, seminários, estudos e pesquisas sobre a realidade juvenil; incentivar e apoiar as organizações e movimentos juvenis; e articular-se com os demais conselhos municipais, estaduais e nacionais.
 
 
Conheça os novos conselheiros da Juventude de Campinas:
 
Representantes da Prefeitura
 
Gabinete do Prefeito
Titular: Victor Hugo de Oliveira Leite
Suplente: Sandramara Minucci Nidotti Dias de Paiva
 
Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos
1 – Segmento Assistência Social e Segurança Alimentar:
Titular: Natália Pereira Wolf
Suplente: Bruna Gonçalves Campos
 
2 – Segmento Direitos da Pessoa com Deficiência
Titular: Rodrigo César Giunji
Suplente: Andressa De Souza Lopes Lima
 
3 – Órgão Responsável pela Política de Cidadania:
Titular: Felipe Gonçalves Da Silva
Suplente: André Silva Gomes
 
Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública
Titular: Elisangela De Oliveira Rosemberg Peixoto
Suplente: Daniele Maria Felix Nascimento
 
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Titular: Lucineide Da Conceição Lima
Suplente: Maria Cecília Pires De Campos
 
Secretaria Municipal de Educação
Titular: Fernando Henrique Martins
Suplente: Daniel Carlos Estevão
 
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Titular: Luis Carlos Nascimento
Suplente: Ivair Luiz Ferreira
 
Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Barbara Grazielle Ramos
Suplente: Alexandra Servilha Meleschco Ganev
 
Secretaria Municipal de Trabalho e Renda
Titular: Rafael Henrique Da Silva Aureliano
Suplente: Camila Fernanda Diogo Garrido Pereira
 
Secretaria Municipal de Transportes
Titular: Mariangela Marini dos Santos Pereira (Emdec)
Suplente: Thiago Mascarenhas Figueira da Silva (Emdec)
 
Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Titular: Amandi Buzon Rodelli
Suplente: Giuliano Martorano Gallardo
 
Representantes da Sociedade Civil
 
Titular: Cecília Carvalho Moraes – Grupo Primavera 
Titular: Gabriel Costa Soldati – Espaço Político e Cultural Roseli Bianco  
Titular: Larissa Da Silva Fontana – União da Juventude Socialista (Ujs) 
Titular: Viviane Da Silva Junta – Minha Campinas 
Titular: Jefferson Rodrigues Da Silva – Ozipa Criativa  
Titular: Victor Hugo Muniz Lima – Associação de Ensino Social Profissionalizante (Espro)
Titular: José Clenilton Henrique Guimarães Costa – Sociedade Pró Menor Barão Geraldo  
Titular: Pablo Henrique de Oliveira Ancassuerd – Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (Comec)  
Titular: Diego Ferreira da Silva – Otaku No Ie; 
Titular: Guilherme Mesquita – Street Fest; 
Titular: Eric Maus de Oliveira – União Campineira dos Estudantes Secundaristas (Uces)
Titular: Vitor Hugo Lages Da Silva – Centro Acadêmico de Ciências Sociais Lélia Gonzalez. 
 
1º Suplente: Hellen Da Silva Santos – Projeto Gente Nova (Progen) 
2º Suplente: Simone Candida Teixeira Da Silva – Associação de Educação do Homem Do Amanhã (Guardinha)  
3º Suplente: Caio Cesar Sartori Junior – Oscip Terra das Andorinhas 
4º Suplente: Rafaela Canela – Fundação Feac
Sair da versão mobile