Connect with us

Nossa Cidade

Novos membros do Conselho da Pessoa com Deficiência de Campinas tomam posse

Cerimônia realizada no Salão Vermelho na manhã desta sexta-feira, 9 de fevereiro, marcou a posse dos novos membros do Conselho da Pessoa com Deficiência de Campinas para o biênio 2024/2025. A secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, representou o prefeito Dário Saadi e assinou o termo de posse.
 
O evento contou com a participação de membros do Executivo, Legislativo, sociedade civil e entidades representantes do segmento. 
 
O colegiado é formado por representantes da sociedade civil e do poder público. São 26 membros titulares e o mesmo número de suplentes.
 
Os conselheiros representantes da sociedade civil e entidades ligadas ao segmento foram eleitos em votação direta durante a última Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nos dias 20 e 21 de outubro de 2023. O poder público também indica membros para compor o conselho, representando as secretarias e órgãos municipais.
 
Durante a cerimônia, Vandecleya falou do compromisso da atual administração em construir uma cidade inclusiva e citou alguns programas desenvolvidos como, por exemplo, a ampliação do número de intérprete de Libras no serviço público municipal que, no ano passado, realizaram mais de 2,5 mil atendimentos. 
 
“Represento aqui uma gestão que tem um compromisso de construir uma cidade que de fato seja inclusiva, que de fato garanta direitos, porque não adianta nada saber quais são nossos direitos, se nós não conseguimos ter acesso a eles”, disse a secretária.
 
Esta semana, a Prefeitura lançou também o Acessa Libras, atendimento on-line com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais em todos os setores dos serviços municipais.
 
Conselho 
 
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência foi criado em Campinas por lei, em 2015, e tem função consultiva no planejamento e formulação da política municipal para o setor visando garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam assegurados na política global de governo do município.
 
Entre as atribuições do Colegiado estão a formulação e encaminhamento de  propostas ao Poder Executivo com a finalidade de implementação de políticas de interesse público da pessoa com deficiência, além de acompanhar e analisar os programas dos serviços não governamentais que operam em sistema de cofinanciamento e compõem as redes de atendimento municipal, entre outras.
Sair da versão mobile