Connect with us

Nossa Cidade

Novos membros do Conselho de Trânsito tomam posse para 2018-2019

Os novos membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) tomaram posse no final da manhã desta quinta-feira, dia 30 de novembro, durante solenidade na Sala Azul do Paço Municipal. Os 42 novos conselheiros e igual número de suplentes atuarão no biênio 2018 – 2019. O Conselho é composto por representantes da Administração municipal, população e dos operadores dos serviços de transporte.

 

 

 

Na solenidade, o prefeito Jonas Donizette foi representado pelo secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro; e o vereador Jorge Schneider, que é presidente da Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara, representou o Legislativo.

 

 

 

O secretário Barreiro destacou o importante papel que o CMTT tem para “fomentar a participação popular nas discussões sobre as condições viárias e de transporte público, no município”. Para o presidente da Emdec, que também é membro do Conselho, a “participação de todos ajuda na construção de uma cidade melhor”.

 

 

 

Desde o final de setembro, a Emdec realiza assembleias regionais para o processo de renovação e escolha dos novos membros do CMTT. Foram realizadas cinco assembleias regionais e uma setorial, que definiram os representantes da população no Conselho.

 

 

 

As macrorregiões Sul, Sudoeste, Norte, Noroeste e Leste elegeram dois conselheiros e dois suplentes para representar cada uma delas no órgão. A população idosa, das pessoas com deficiência e dos estudantes escolheram um representante cada, com um suplente respectivo.

 

 

 

A nova composição do CMTT consta na Portaria Nº 89.126, que foi publicada na edição eletrônica desta quinta-feira, 30 de novembro, do Diário Oficial do Município, na página 17.

 

 

 

CMTT

 

O CMTT é um órgão de caráter consultivo, fiscalizador e deliberativo das políticas de trânsito e transporte no município. Os conselheiros do CMTT não são remunerados, sendo a função considerada de relevante interesse público.

 

 

 

O Conselho se reúne bimestralmente, de forma ordinária; e também extraordinariamente, a qualquer tempo. É um órgão de participação e controle social instituído em 19 de dezembro de 2003, pela Lei Municipal Nº 11.833/2003.

 

 

 

É um conselho tripartite, constituído por 42 membros, sendo: 14 representantes do Poder Público; 14 operadores do transporte público e outros setores organizados; e 14 usuários do sistema ou representantes da população.

 

 

 

Durante o evento, o secretário Barreiro revelou que a primeira reunião do novo CMTT será realizada no dia 7 de dezembro, quinta-feira, a partir das 18h30, na sede da Emdec, na Vila Industrial.

 

Sair da versão mobile