Nossa Cidade
“NEU” do Mário Gatti capacita e atualiza recursos humanos
A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar está implantando o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) para a formação, capacitação, habilitação e educação continuada de recursos humanos para atendimento às urgências.
A criação do núcleo leva em conta o fato de que, nos cursos de graduação, a atenção dada à área ainda é insuficiente. Apesar de existirem cursos de iniciativa privada de capacitação para a área, há grande diversidade de programas, conteúdos e cargas horárias sem a adequada integração à realidade e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Embora as unidades pré-hospitalares da Rede Mário Gatti tenham treinamentos em urgências, eles ocorriam de forma descentralizada, por iniciativa de profissionais ou da coordenação das unidades. Com a criação do núcleo, a capacitação passa a ser padronizada o que resulta na qualificação da assistência.
A capacitação é destinada aos profissionais envolvidos na atenção pré-hospitalar, como Samu, unidades de pronto atendimento, ambulatórios de especialidades, atenção hospitalar e pós hospitalar.
Treinamentos
Os treinamentos envolverão também profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde. Embora elas não tenham foco nas urgências, os centros de saúde acabam recebendo pacientes que precisam de atendimento urgente e procuram a unidade mais próxima, que pode ser uma unidade. O NEU reservará 10% das vagas, em todos os treinamentos, para esses profissionais.
As capacitações serão realizadas por categorias, incluindo os condutores de veículos de urgência, telefonistas (auxiliares de regulação e rádio-operadores, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos clínicos e pediatras. Serão aulas teóricas com conteúdo gravado para capacitação online, para facilitar o acesso ao conteúdo. Haverá também aulas práticas, presenciais.
O Núcleo
O núcleo é formado por dois representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e um representante de cada unidade de pronto atendimento da Rede (Anchieta Metropolitana, Campo Grande, Carlos Lourenço e São José). As unidades já estão com salas reservadas para a realização de treinamentos, que terão início ainda neste mês.