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Número de acessos ao 156 pelo WhatsApp cresce 52% em 3 meses; veja serviços

O número de acessos ao atendimento do 156 da Prefeitura de Campinas pelo aplicativo WhatsApp aumentou 52% em três meses: a quantidade passou de 11.760 em janeiro para 17.880 em abril.

Ao longo do período, a Prefeitura registrou aumento gradativo na busca de serviços por meio da ferramenta. A tendência é de continuidade nos próximos meses.

Outro fator que demonstra evolução do atendimento é a baixa do percentual de “transbordo humano”. Isso significa que a ampliação de serviços disponíveis aumenta a chance do usuário encontrar o que busca, seja para buscar uma informação ou resolver um problema, sem necessidade de mobilizar um servidor que pode atuar em casos mais complexos.

Acessos

Janeiro

  • 1 a 31 de janeiro – 11.760 acessos
  • Transbordo humano – 11.266 (95,8%)

Abril

  • 1 a 26 de abril – 17.880 acessos
  • Transbordo humano – 13.842 (77,42%)

Total no 1º quadrimestre

  • 1 de janeiro a 26 de abril – 61.861 acessos
  • Transbordo humano – 48.551 (78,48%)

Em fevereiro, o serviço contabilizou 15.560 acessos, e em março foram 16.661. O objetivo da Administração é elevar o número de atendimentos e, ao mesmo tempo, oferecer facilidades para que o usuário consiga fazer os registros sem precisar de apoio no acesso.

“Estamos comprometidos em fornecer um atendimento de qualidade e a interação do usuário é essencial para a evolução da ferramenta. Buscamos a liberação dos demais serviços já registrados no atendimento telefônico para o WhatsApp, o que permitirá acesso rápido ao registro das solicitações. É preciso observar que os registros são feitos no mesmo sistema, seja telefônico, WhatsApp ou web, o que garante ao cidadão que a demanda será acolhida e terá encaminhamento devido”, explicou a diretora de Gestão da Informação, Documentos e Atendimento ao Cidadão, Karen Reis.

Como acessar?

Para acessar o serviço, basta salvar o número (19) 2116-0156 na lista de contatos do WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/551921160156 para ser direcionado. O objetivo da Administração é proporcionar mais agilidade, facilidade e modernidade ao cidadão que quiser solicitar, reclamar ou esclarecer dúvidas sobre assuntos relacionados à cidade.

Perfil

O levantamento da Prefeitura com base no primeiro quadrimestre indica que os acessos sobre o programa Bolsa Família, do governo federal, são os mais recorrentes no acesso. Somente em abril foram 11,9 mil buscas pelo tema, incluindo 4,5 mil agendamentos.

Na sequência estão outros 4,5 mil acessos que tratam de marcações em diversos serviços da Prefeitura e 879 que se cadastraram para receber mensagens do Informa Cidadão.

Quais os serviços disponíveis?

O lançamento do WhatsApp do 156, em dezembro de 2023, faz parte da série de ações em comemoração ao aniversário de 250 anos de Campinas, em julho deste ano. Trata-se de mais um serviço do programa Campinas na Palma da Mão para desburocratizar e dar comodidade para os cidadãos no relacionamento com a Prefeitura.

O atendimento dá informações e direciona para assistência nas seguintes solicitações:

1. Cadastro Único – Agendamento/Consulta de Benefícios
2. Castração de Animais
3. Dengue (fiscalização, denúncias, descarte ou ocupação irregular)
4. Febre amarela
5. 2ª Via de Planta
6. Alvará de Uso
7. Ficha Informativa de Imóveis
8. Iluminação Pública
9. Programa Monitora Campinas
10. Árvore (plantio, poda-extração, queda e vistoria)
11. Vale Gás
12. Viela Sanitária
13. ISS Digital
14. Informa Cidadão (inclui alertas da Defesa Civil, trânsito/transporte, serviços públicos, cursos e ações da Educação, e Sanasa)

O WhatsApp do 156 de Campinas tem uma conta verificada (possui um selinho verde), o que garante a segurança dos cidadãos que interagem com o chatbot e com os atendentes.

A ferramenta possui um assistente virtual que disponibiliza uma pesquisa para que usuários registrem as impressões sobre o atendimento e auxiliem no aprimoramento do serviço.

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