Nossa Cidade
Número de trabalhadores colocados no mercado pelo CPAT aumenta 76,73%
O número de trabalhadores colocados ou recolocados no mercado formal de trabalho por meio do CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador), serviço mantido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, aumentou 76,73% no período de janeiro a outubro de 2017, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Nesses dez meses, 2.340 das 5.133 vagas ofertadas pelo órgão foram preenchidas por trabalhadores cadastrados no SINE (Sistema Nacional de Emprego) municipal, o que corresponde a um percentual de 45,59% de aproveitamento. No mesmo período do ano passado, foram preenchidas 1.324 das 5.174 vagas ofertadas, correspondendo a 25,59% do total de oportunidades disponibilizadas.
“O desempenho verificado de janeiro a outubro de 2017 revela o aumento da eficiência nos encaminhamentos de trabalhadores realizados pelo órgão às empresas contratantes”, ressaltou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabiku. Para o secretário, este resultado revela a qualidade do serviço prestado atualmente pelo CPAT.
De acordo com a coordenadora do CPAT, Sílvia Garcia, entre os fatores que têm contribuído para o incremento nas contratações estão a criação do serviço de monitoria do atendimento ao empregador e ao trabalhador, que visa aprimorar a qualidade no encaminhamento dos candidatos às vagas disponíveis, bem como a implementação do aplicativo CPAT Vagas, que tem possibilitado o acesso de trabalhadores dos mais variados perfis profissionais às vagas divulgadas pelo órgão.
Sobre o CPAT
Inaugurado em 16 de junho de 2008, o CPAT tem como objetivo intermediar ações de procura e oferta de mão de obra, seguro-desemprego, qualificação social e profissional, além de levantar informações sobre mercado de trabalho, garantindo um espaço destinado ao atendimento do trabalhador. Essas ações são desenvolvidas através do Convênio Plurianual firmado com o Ministério do Trabalho.
O CPAT Centro fica na Avenida Campos Salles, 427, e o atendimento é feito das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A unidade do Ouro Verde fica na Rua Armando Frederico Renganeschi, 197, Jardim Cristina, e atende das 8h às 16h. A unidade do Campo Grande está situada na Rua Manoel Machado Pereira, 902, Parque Valença, e atende das 8h às 16h.