Hortolândia
Obra do Corredor Metropolitano segue rumo ao Parque Peron
A implantação do Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Biléo Soares”, a partir da Ponte da Esperança (Estaiada) sentido Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença
A implantação do Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Biléo Soares”, a partir da Ponte da Esperança (Estaiada) sentido Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), prossegue em ritmo acelerado. Nesta quinta-feira (07/02), a obra avança sentido Parque Peron, com trabalhos na avenida Antônio da Costa Santos, nas últimas quadras do Jd. Nova América. A obra, quando finalizada, vai possibilitar o tráfego de veículos pela Ponte da Esperança, construída pela Prefeitura de Hortolândia para integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade.
A obra do Corredor Metropolitano é realizada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e acompanhada pela Prefeitura. De acordo com o engenheiro de campo da empresa responsável pela obra, Guilherme Braga de Oliveira, a atual etapa também tem outras frentes de trabalho, como plantio de grama, implantação de estrutura metálica de paradas de ônibus e construção de guias.
A partir do Parque Peron, o traçado do Corredor metropolitano segue pelo bairro Chácaras Nova Boa Vista, até o km 5 da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), onde a concessionária Rodovias do Tietê implanta um dispositivo de acesso ao corredor expresso e à Ponte da Esperança. Quando todas as etapas estiverem prontas, o Corredor Metropolitano proporcionará a ligação viária de Americana até Campinas.
O Estado investe R$ 58,2 milhões nas obras em Hortolândia, que incluem a interligação da avenida Olívio Franceschini com a ponte; o viário da ponte até a SP-101, com duas alças de acesso do Corredor à rodovia, nos sentidos Monte Mor e Campinas; duas estações de transferência nos bairros Peron e Rosolen; cinco estações de embarque e desembarque; além de um CCO (Centro de Controle Operacional), na avenida Olívio Franceschini; e de um viaduto na SP-101, na altura do Jardim Rosolen.
PIC
A obra do Corredor Metropolitano e a liberação da Ponte da Esperança para o tráfego de veículos são obras que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê investimentos de cerca R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.
As obras e serviços do PIC serão realizados em parceria com os governos estadual, federal e a iniciativa privada. Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial, na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego.