Connect with us

Nossa Cidade

Obras de requalificação da rua José Paulino começam na terça-feira, 21

As obras de requalificação da rua José Paulino, no Centro de Campinas, começam nesta terça-feira, dia 21 de novembro. Nesta etapa, os trabalhos têm início pela região do cruzamento com a avenida Orosimbo Maia. Não haverá necessidade de interdições viárias, porque os trabalhos serão concentrados nas calçadas e envolvem o mapeamento da localização das redes de água e esgoto, ao longo da via. A obra integra 

O prefeito Dário Saadi assinou a Ordem de Serviço (OS) para a realização das obras no último dia 6 de outubro. O projeto prevê acesso seguro e confortável para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. Privilegia o resgate do espaço público para as pessoas e o caminhar com segurança. 

As obras de requalificação da José Paulino fazem parte do projeto de Rua Completa, que está inserido dentro do Programa Revivacidade e das estratégias de planejamento para o município e alinhado com as diretrizes para o “Polo Estratégico de Desenvolvimento – Área Central”. 

A rua José Paulino é ponto estratégico para a requalificação do Centro. Servirá de modelo e indutor para a cidade. 

Obras 

A requalificação da rua José Paulino contempla recape e regularização do pavimento asfáltico; nova sinalização horizontal e vertical; substituição do pavimento das calçadas por piso intertravado e implantação de piso podotátil e botoeiras sonoras. 

Serão implantadas seis novas paradas de ônibus com abrigos. Duas das paradas terão plataformas elevadas. O local irá receber novo mobiliário urbano, como bancos, lixeiras, paraciclos e floreiras com vegetação. 

Para diferenciar o pavimento, o piso intertravado será implantado de duas formas: com paginação “espinha de peixe” na faixa de circulação e de “fileira” nas faixas de serviço. 

A região também ganhará rampas de acessibilidade; e implantação de piso podotátil indicando as rotas acessíveis. As áreas de paradas de ônibus serão delimitadas. Os abrigos serão do padrão “Glicério”. Para a implantação dos abrigos, e melhorar as condições do caminhar, haverá o alargamento da calçada. 

Entre as ruas Treze de Maio e Costa Aguiar, o pavimento será nivelado na altura do passeio (calçada), proporcionando a fluidez no “calçadão”. O nivelamento também tem o objetivo de diminuir a trepidação na Catedral Metropolitana, protegendo o patrimônio histórico. 

Os investimentos são na ordem de R$ 4,4 milhões, com verba de secretaria de Transportes (Setransp). O prazo estimado para execução de todo projeto é de 12 meses. As obras são realizadas pela Comercial e Construtora Fênix Ltda. 

Mobilidade sustentável 

O projeto de requalificação da rua José Paulino prioriza o caminhar, pedalar e o transporte coletivo. Também a implantação de ciclofaixa e de faixa exclusiva para o transporte público. 

O limite de velocidade na via será reduzido para 40 km/h. Os trabalhos serão executados em 835 metros, nas nove quadras da via. 

A rua José Paulino atravessa o “Rótula” (Corredor Central, formado pelas vias Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Senador Saraiva. A via forma um sistema binário (uma vai e outra volta) com a avenida Francisco Glicério. 

A José Paulino faz cruzamento com vias importantes, como: Benjamim Constant, Campos Sales, Treze de Maio (calçadão). 

Levantamento realizado pela Emdec, em 2017, aponta a circulação de 21 mil pedestres por dia, na rua José Paulino. Na via circulam, diariamente, 33 linhas do transporte coletivo municipal e outras nove linhas intermunicipais. Somente do transporte municipal são 183 ônibus, com várias viagens pela via. 

Campinas 250 Anos 

A revitalização da rua José Paulino integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear. Saiba mais pelo site: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/. 

Sair da versão mobile