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Obras do BRT Campo Grande avançam na região do Terminal Mercado

A partir desta quinta-feira, 2 de julho, as obras de implantação dos Corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) resultam em novas intervenções na região central, próximo ao Terminal Mercado. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interdita a faixa esquerda da Avenida João Penido Burnier, no trecho entre as vias Culto à Ciência e Dr. Mascarenhas.  

Este ponto já recebe, no sentido oposto da avenida, obras de construção das estações do novo Terminal BRT Mercado. Nesta nova etapa, será realizada a construção do pavimento de concreto para os veículos BRT, além da execução de sistema de drenagem. A previsão inicial é que os trabalhos se estendam por cerca de 45 dias.

Também haverá bloqueio na Rua Saldanha Marinho, no trecho entre as vias Sebastião de Sousa e Dr. Mascarenhas. A Emdec programou desvio pelas avenidas Benjamin Constant e Andrade Neves. O acesso local será garantido.  

“As estações do futuro BRT Mercado tomam forma nesta região e já receberam as estruturas metálicas. Agora, as obras avançam para viabilizar a construção do corredor. Após a ativação do BRT campineiro, os comerciantes desta região serão favorecidos com o aumento do fluxo de usuários do transporte público”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Transporte

O ponto de ônibus localizado na Avenida João Penido Burnier será remanejado cerca de 50 metros, próximo da altura da Rua Culto à Ciência. Quinze linhas de ônibus do transporte público coletivo circulam na região: 132, 212, 212.1, 213, 244, 264, 341, 349, 357, 366, 367, 385, 386, 396 e 403. 

Agentes da Mobilidade Urbana circulam pela região em obras, monitorando o trânsito e auxiliando na segurança e fluidez da circulação. A população pode esclarecer dúvidas sobre a implantação dos Corredores BRT pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.

BRT Campo Grande

A nova frente de obras integra o Lote 1, Trecho 1 da implantação dos Corredores BRT. O trecho 1 compreende a ligação entre a região central até a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km; além de todo Corredor Perimetral, com 4,1 km. O responsável pelo Lote 1 é o Consórcio Corredor BRT Campinas, formado pela Arvek, D. P. Barros, Trail, Enpavi e Pentágono. 

As obras do Corredor BRT Campo chegaram à região central em agosto de 2019, quando um trecho da Avenida João Penido Burnier foi interditado, entre a Rua Saldanha Marinho e o acesso à Avenida Senador Saraiva. 

O Corredor BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, com início na região central, ao lado do Terminal Mercado; seguindo pela futura Estação Rodoviária, leito desativado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), Avenida John Boyd Dunlop, a partir da Vila Aurocan; chegando até o Terminal Itajaí.

Juntos, os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 km de extensão. O projeto contempla 18 pontes e viadutos, 37 estações e seis terminais. Com custo total de R$ 451,5 milhões, a obra beneficiará, diretamente, 450 mil pessoas.

Fonte: Prefeitura de Campinas

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