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Obras do BRT Campo Grande avançam para o Jardim Nova Esperança

As obras de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande na Avenida John Boyd Dunlop (JBD) chegam à região do Jardim Nova Esperança nesta terça-feira, 12 de março.

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As obras de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande na Avenida John Boyd Dunlop (JBD) chegam à região do Jardim Nova Esperança nesta terça-feira, 12 de março. A partir das 10h, os trabalhos avançam para trecho de cerca de 1,3 quilômetros da via, desde a altura da Rua Benedito Franco até o Ribeirão do Piçarrão. O novo trecho corta os bairros Jardim Nova Esperança e Jardim Rossin.

As obras consistem na construção de pavimento para os veículos do BRT, novas pistas de rolamento e execução da estação Nova Esperança. Ao final dos trabalhos, esse trecho da Avenida John Boyd Dunlop terá seis faixas de rolamento, sendo duas no sentido Centro, duas no sentido bairro e uma por sentido para os veículos do BRT, no centro da avenida.

“A Avenida John Boyd Dunlop será totalmente reconfigurada pelas obras do Corredor BRT, beneficiando não somente os usuários do transporte público, mas também os motoristas que circulam pela região, já que o trânsito terá mais fluidez e segurança”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

A interdição neste trecho da avenida será gradativa. Na primeira etapa, somente as duas faixas da pista no sentido Centro serão bloqueadas para a circulação de veículos. As duas faixas no sentido bairro funcionarão temporariamente como uma via de mão dupla. A faixa da direita deverá ser utilizada pelos motoristas para o tráfego no sentido bairro. Já a faixa da esquerda será invertida, devendo ser utilizada pelos motoristas no sentido contrário, para desviar o trânsito no sentido Centro.

Ao chegar no trecho em obras, os motoristas que trafegam no sentido Centro deverão desviar pela pista oposta, na altura da Rua Benedito Franco, retornando ao sentido Centro alguns metros antes da Ponte do Piçarrão.

Após a conclusão dos trabalhos no sentido Centro, serão interditadas para as obras as duas faixas da pista no sentido bairro, entre o Ribeirão do Piçarrão e o Jardim Nova Esperança. Nesta segunda etapa, a pista no sentido Centro é que funcionará como via de mão dupla. O tráfego de veículos será desviado do sentido bairro para a pista no sentido Centro, alguns metros após a Ponte do Piçarrão, na altura da Rua Benedito Franco. Assista ao vídeo e visualize com mais detalhes as alterações no trânsito.

Para minimizar os impactos à população e garantir a segurança e fluidez viária, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) adotou plano operacional de trânsito, transporte e comunicação.

A velocidade máxima permitida no trecho impactado será reduzida de 60 para 40 km/h. Os pontos de ônibus existentes na região em obras funcionarão provisoriamente no canteiro central da avenida, na mesma altura dos atuais.

Agentes da Mobilidade Urbana circulam pela região em obras, monitorando o trânsito e auxiliando na segurança e fluidez da circulação viária. A população pode esclarecer dúvidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.

BRT Campo Grande

A nova frente de obras está dentro do Lote 2, Trecho 3, da implantação do BRT, que compreende o Viaduto da Rodovia dos Bandeirantes até o Terminal Campo Grande, totalizando 6,4 quilômetros. A responsável pela execução das obras é a empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio.

As obras do Corredor BRT chegaram à Avenida JBD em agosto de 2018, entre a região do Satélite Íris até após o viaduto da linha férrea, no Jardim Florence, onde ocorre implantação de pavimento e construção das estações Florence e Rossin. Em setembro, os trabalhos avançaram a partir do viaduto da Rodovia dos Bandeirantes até a região do Satélite Íris, onde está em andamento a implantação de novo pavimento, construção do Terminal Satélite Íris e de outras três estações.

Também estão em andamento na Avenida JBD os trabalhos do Trecho 2 do BRT campineiro, na região do Jardim Londres, desde a PUCC II até a altura da Avenida Transamazônica; e na região do Jardim Aurélia, desde a altura do viaduto da Anhanguera até o cruzamento com a Rua Lucas Pereira de Castro, próximo ao Atacadão.

O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida JBD, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.

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