Connect with us

Nossa Cidade

Obras do Corredor BRT Ouro Verde avançam no Jardim Novo Campos Elíseos

Mais uma etapa das obras de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde será iniciada na próxima terça-feira, 21 de abril. A execução de faixas exclusivas para os veículos BRT avançam para as vias Cosmópolis, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste.

A evolução dos trabalhos na região será gradativa, iniciando pela Rua Cosmópolis, no trecho entre as vias Pedreira e Mogi Mirim. O trecho passará a contar com uma faixa para o tráfego de veículos.

“Trata-se de uma etapa sensível das obras de implantação dos Corredores BRT. Para minimizar os impactos à população, iniciamos um intenso trabalho de orientação e esclarecimento de dúvidas junto aos moradores e comerciantes da região. Futuramente, a ativação dos corredores terá como benefício a valorização desta região”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

Nesta primeira etapa, a Emdec bloqueia o acesso ao retorno a partir da Rua Piracicaba. Também será implantado duplo sentido de tráfego na Rua Mogi Mirim, no trecho entre as vias Piracicaba e Cosmópolis. Ambas as medidas são temporárias, com duração de aproximadamente 20 dias.

Além da execução do pavimento de concreto, nesta primeira fase de obras, será realizada a demolição do canteiro na altura do cruzamento das vias Mogi Mirim e Piracicaba.

Nas etapas subsequentes, os trabalhos avançam, gradativamente para os seguintes trechos:

– Rua Piracicaba (entre as vias Pedreira e Mogi Mirim);

– Rua Cosmópolis (entre as vias Mogi Mirim e Santa Bárbara D’Oeste) e Rua Piracicaba (entre as vias Mogi Mirim e Bragança Paulista);

– Rua Santa Bárbara d’Oeste (entre as vias Cosmópolis e Piracicaba).

Em todas as etapas previstas, a faixa esquerda das vias será interditada ao tráfego de veículos. Os bloqueios serão gradativos, de acordo com o andamento das obras. A previsão inicial é que cada etapa se estenda por cerca de 20 dias, com finalização total em 80 dias. 

A velocidade máxima permitida nas vias será de 40 km/h. Gradativamente, os acessos aos comércios e residências da região terão impactos temporários. Na fase de escavação, as entradas e saídas dos imóveis localizados à esquerda terão interdições momentâneas, com liberação no período noturno. A Emdec avaliará os casos individualmente, de modo a minimizar, ao máximo, os impactos a moradores e comerciantes.

Nenhum ponto de ônibus será afetado pelas obras. As linhas do sistema de transporte público que circulam na região poderão apresentar lentidões, por conta do afunilamento do trânsito. São elas: 118, 121, 130, 131, 132, 133, 140, 141 e 161. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.

BRT Ouro Verde

Os trabalhos que se iniciam na próxima terça-feira consistem na ligação do pavimento já construído na Rua Piracicaba ao futuro Terminal BRT Campos Elíseos, na altura da Rua Bragança Paulista. As obras na Rua Piracicaba foram iniciadas em abril de 2019 e abrangem o trecho entre a Avenida Ruy Rodriguez e a Rua Itatiba.

O novo trecho de obras integra o Lote 4 do BRT campineiro e é parte do trecho 2 do Corredor Ouro Verde. O trecho 2 conta com 5,7 km de extensão, com início na Avenida das Amoreiras, na altura do Terminal BRT Campos Elíseos; seguindo pelas vias Bragança Paulista, Cosmópolis, Piracicaba e Ruy Rodriguez, até chegar ao Terminal Ouro Verde.

No total, o BRT Ouro Verde contempla 14,6 km de extensão, saindo do Terminal Central e seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim até o Terminal Vida Nova. Juntos, os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 km de extensão.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com