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Obras do Corredor BRT Ouro Verde chegam à região do São Bernardo

As obras de implantação dos corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) no município estão a todo vapor e avançam para mais uma região. Os trabalhos de implantação do Corredor BRT Ouro Verde chegam à região do bairro São Bernardo, importante ligação para a região central de Campinas e rota para o Terminal Central.

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As obras de implantação dos corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) no município estão a todo vapor e avançam para mais uma região. Os trabalhos de implantação do Corredor BRT Ouro Verde chegam à região do bairro São Bernardo, importante ligação para a região central de Campinas e rota para o Terminal Central.

Os trabalhos concentrados na Avenida das Amoreiras agora também serão realizados entre a Avenida Prefeito Faria Lima e o viaduto da Rodovia Anhanguera. A região possui intensa circulação de veículos e pedestres, além de diversos pontos comerciais e instituições financeiras.

Para minimizar os impactos à população e manter a fluidez viária, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) adota várias medidas operacionais, que serão colocadas em prática gradualmente, a partir da próxima quinta-feira, dia 10 de janeiro. “Com muito cuidado, planejamento e comunicação, nós vamos realizar essa intervenção em importante trecho da Avenida das Amoreiras. As ações operacionais serão implantadas sequencialmente, com o objetivo de promover segurança na nova circulação, manter a fluidez viária e minimizar os impactos para os motoristas que circulam na região”, enfatiza o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Medidas

A partir de 10 de janeiro, os ônibus que circulam pelo corredor da Avenida das Amoreiras, no novo trecho de obras do BRT Ouro Verde, serão desviados para as vias marginais. Os pontos de parada serão mantidos na mesma direção dos pontos tradicionais. A ação é necessária para trabalhos de demolição do atual corredor de ônibus e, posterior, implantação de novo pavimento.

Em 15 de janeiro, a Rua Padre Bernardo da Silva, no Bairro São Bernardo, passa a ter sentido único de circulação em todo trecho. Os veículos irão trafegar no sentido bairro – Centro. A Padre Bernardo da Silva é uma importante via paralela à Avenida das Amoreiras e será utilizada como rota alternativa.

E no dia 22 de janeiro, o novo trecho em obras avança para mais uma faixa de rolamento da via, além do corredor de ônibus. Com isso, os motoristas terão uma faixa de rolamento por sentido, como já acontece na Avenida das Amoreiras, desde o cruzamento com a Rua Bragança Paulista, na região do Jardim Novo Campos Elíseos.

Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec circulam pelas regiões com obras, monitorando o trânsito e auxiliando na segurança e fluidez da circulação viária; os tempos semafóricos de cruzamentos das vias com interdições também serão reprogramados. Caso necessário, ajustes serão realizados na operação. As dúvidas da população podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.

Obras

As obras do Corredor BRT Ouro Verde chegaram à região da Avenida das Amoreiras em setembro do ano passado (2018). Englobam frentes de trabalho desde a Rua Bragança Paulista, passando pela Avenida Senador Antônio Lacerda Franco, chegando à Rodovia Anhanguera e, agora, estendendo até a Avenida Prefeito Faria Lima.

O local recebe obras de drenagem, construção de novo pavimento para o corredor BRT e construção de estações de transferência (Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial e São Bernardo).

A região está dentro do Lote 3 de implantação do BRT. O Lote 3 compreende o trecho 1 do Corredor Ouro Verde, que liga a região central até a Estação Campos Elíseos, com 4,8 km de extensão. A responsável pelo Lote 3 é a empresa Compec Galasso. O valor total do lote é de R$ 66,5 milhões.

BRT

Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.

O BRT Ouro Verde terá 14,6 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelas vias João Jorge, Amoreiras, Piracicaba, Ruy Rodriguez, passando pelo Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova. Nesse trajeto, serão construídas quatro obras de arte (pontes e viadutos).

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