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Nossa Cidade

Obras na Campos Sales são suspensas e serão retomadas em janeiro

As obras de requalificação da avenida Campos Sales, no Centro, e as intervenções no viário foram suspensas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) na última sexta-feira, 15 de dezembro. Ao longo do mês de dezembro, serão executados apenas o acabamento em trechos das calçadas, sem a presença de maquinário. Os passeios estão livres para circulação dos pedestres.
 
 
A finalização dos trabalhos em trechos pontuais das calçadas será mantida para evitar perdas dos pisos intertravados durante o período de chuvas. A suspensão das obras principais atende a um pedido da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) para minimizar os impactos durante as vendas do comércio no período natalino.
 
 
Os trabalhos que envolvem a utilização de maquinário pesado foram, portanto, suspensos. O que já foi executado contempla justamente as intervenções mais pesadas, como infraestrutura para as redes subterrâneas elétrica, de telecomunicações, semafórica e de iluminação pública.
 
 
Andamento dos trabalhos
 
Ao longo da última semana, houve a fixação de calçamento, fresa, recape, instalação de novos postes de iluminação e de abrigos de ônibus padrão “Glicério”, além da implantação de sinalização de tráfego. Na etapa que antecedeu a paralisação, que incluiu trabalhos aos finais de semana e no período noturno, as obras se concentraram principalmente no trecho entre as avenidas Senador Saraiva e Francisco Glicério.
 
 
Ao longo de toda a via, os postes da antiga rede aérea de energia e telecomunicações foram retirados e o pavimento rígido da faixa exclusiva de ônibus praticamente concluído. No trecho entre a Onze de Agosto e a Senador Saraiva, foram implantados os novos postes de iluminação LED. Houve requalificação asfáltica, instalação de abrigos e sinalização viária. E também está sendo realizada a primeira etapa da sinalização cicloviária neste trecho.
 
 
Etapa final em 2024
 
As intervenções no viário serão retomadas em 03 de janeiro de 2024, quando serão realizados trabalhos de recape no lado esquerdo da via, no trecho entre a José Paulino e a Francisco Glicério, paisagismo e mobiliário urbano (instalação de floreiras). A avenida Expedicionários receberá requalificação das calçadas. E o trecho entre a rua Lidgerwood e a avenida Andrade Neves terá requalificação asfáltica, das calçadas e da iluminação pública, no mesmo padrão adotado no restante da via.
 
 
Também haverá a finalização da instalação dos abrigos no trecho após a avenida Senador Saraiva, implantação de ciclofaixa e de balizadores de tráfego, bem como mais câmeras de monitoramento.
 
 
Viva Campos Sales
 
Com 920 metros de extensão, a avenida Campos Sales liga a avenida Francisco Glicério ao Pátio Ferroviário. O Projeto “Viva Campos Sales” foi lançado em dezembro de 2021 e prevê uma série de mudanças na via, que buscam priorizar a mobilidade ativa e sustentável, a acessibilidade e a segurança na via. A proposta integra o Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC) e de Resgate de Espaços Públicos.
 
 
As obras têm investimento de R$ 36 milhões, sendo R$ 6 milhões de recursos municipais, R$ 14 milhões da Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas) e R$ 16 milhões da CPFL Paulista.
 
 
O projeto é conduzido pela Emdec, em parceria com as secretarias de Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Urbanismo, Finanças, Infraestrutura, Trabalho e Renda e Assistência Social. Envolve ainda a Setec, a CIMCamp, a IMA, a Sanasa, além dos parceiros privados CPFL, Telcomp, Acic e Comgás.
 
 
Modernizações na avenida
 
A avenida ganhará mais mobilidade: ampliação dos passeios; faixa exclusiva para ônibus à esquerda e novos abrigos; baias de estacionamento; requalificação dos pavimentos das pistas e calçadas. Também trará mais segurança com nova iluminação pública e de monumentos; nova sinalização semafórica; mais câmeras de monitoramento e a velocidade máxima permitida mantida em 40 km/h.
 
 
O projeto também inclui mobiliário e paisagismo; infraestrutura para bancas e abrigos de ônibus. As áreas para mobilidade ativa (pedestres e ciclistas) e paisagismo e mobiliário, serão ampliadas em 50% e as vagas de estacionamento em 107%.
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