Connect with us

Nossa Cidade

Oficina aborda inclusão de pessoas com deficiência em situações de desastres

A Prefeitura promoveu na tarde desta segunda-feira, 25 de setembro, a oficina de Inclusão de Pessoas com Deficiência em Situações de Desastres. O evento, organizado pela Defesa Civil, Centro de Resiliência a Desastres de Campinas (CRDC) e Ceped Unicamp, foi realizado na Sala de Resiliência do Paço Municipal e inaugurou as ações do Scorecard (ferramenta de autoavaliação a nível local) de Inclusão de Pessoas com Deficiência. O objetivo foi reunir diferentes setores da Prefeitura que atuam na área dos direitos e atendimento à pessoa com deficiência para apresentar os projetos e iniciativas já existentes. 

A ferramenta Scorecard permite apontar, por meio de indicadores, como programas e projetos podem ser otimizados, identificar as fragilidades e apontar de que forma a população poderia ser beneficiada com novas iniciativas. 

De acordo com a mediadora do Scorecard de Inclusão de Pessoas com Deficiência, Lucilaina Teles de Paula, da Defesa Civil, para realização do diagnóstico é preciso conhecer primeiro quais são os projetos, as ações e o que ainda deve ser feito.

“Para montarmos o Scorecard, há dez passos que devem ser seguidos. Cada um deles compreende várias questões e deve receber uma nota de 0 a 3, sendo que a classificação 0 é para o que ainda não existe e 3 para o que existe e funciona perfeitamente. A partir dessa autoavaliação, que será feita por cada serviço, vamos gerar um gráfico em que será possível avaliar como está a situação do município com relação a essa política”, contou. 

Integrar setores

A mediadora também destacou que a oficina promove uma integração entre os diversos setores, para que conheçam, aprendam com o que cada um faz e pensem também em ações comuns, em uma visão sistêmica e intersetorial.

A oficina reuniu a diretora do Departamento de Gestão da Política dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Danielli Guimarães, vinculada à Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; e os coordenadores do Departamento, Rodrigo Giunji, de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência; e de Acessibilidade Arquitetônica, Giselle Saraiva. Eles apresentaram ações da pasta. Representando a Secretaria de Saúde, participou Alexandra Ganev, fisioterapeuta e apoio técnico da Reabilitação do Departamento de Saúde. 

Para a oficina foi convidado o Corpo de Bombeiros, representado pela educadora Raquel Rímoli, responsável por desenvolver o Manual de Atendimento à Pessoa com Deficiência da Corporação, e do capitão Luiz Fernando Baccin, comandante dos Bombeiros em Campinas e Indaiatuba. O evento teve a presença ainda do diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado; professor André Argollo, coordenador do Centro de Pesquisas e Desastres (Ceped); articuladora da Saúde no Comitê da Cidade Resiliente, Priscilla Pegoraro; coordenadora de Fiscalização de Alimentos, Anne Dutra; e Ana Márcia Zamboni, servidora da Defesa Civil e apoiadora do Scorecard. A Secretaria do Verde e a Emdec também participaram. 

Sair da versão mobile