Nossa Cidade
Oficina de jovens prepara ação artística no albergue municipal
Uma manhã e tarde cheias de engajamento na arte marcaram os serviços voltados ao atendimento à população em situação de rua da Prefeitura de Campinas nesta sexta-feira, dia 18 de agosto.
O projeto Camp Crew, da Coordenadoria da Juventude, organizou oficinas no Samim e na Casa de Passagem Efraim. No sábado, os artistas selecionados na 5ª etapa do projeto irão pintar a fachada do Samim para marcar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto.
Os artistas estiveram pela manhã no albergue municipal, o Samim, e realizaram uma roda de conversas, além de atividades de desenho e pintura. O playground, localizado na área interna, foi pintado com uma obra do artista Stenburg. À tarde o coletivo esteve na Casa de Passagem Efraim para desenvolver uma segunda oficina.
“A arte inspira e promove a autoestima e a criatividade. Essa ação foi muito bem recebida pelos nossos acolhidos. Gostaria de agradecer o empenho dos artistas em compartilhar seu tempo e sua arte de modo tão generoso”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
A ação de grafitagem no Samim, localizado na Av. Francisco Elisiário, 240 – Bonfim, será das 8h às 18h. Foram selecionados 16 artistas, considerando os critérios de diversidade de gênero, de região de moradia, diversificação de estilo de arte (personagem, letra, bomb, abstrato) e faixa etária. Estarão lá para a ação: Amo, Bea, Elias, Guga, Guinature, Laf, LuMO, Maicongo, Mari Junqueira, Mariana Calle, Marmota, Spam, Tila, Viciada em Tinta, WLAD e +1Sousa. Essa é a quinta intervenção do projeto. A 6ª etapa será no bairro Vida Nova, região Sudoeste de Campinas, em local ainda a ser definido.
O Samim oferece acolhimento, alimentação, higiene pessoal, guarda-volumes, orientação e encaminhamento para os serviços socioassistenciais e demais políticas públicas para as pessoas em situação de rua. O local tem capacidade para atender até 100 pessoas por dia e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
19 de agosto
O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é celebrado nesta data em memória ao massacre da Sé, ocorrido em 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas e oito ficaram feridas enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo. A data é um marco para a mobilização e a conscientização sobre os direitos e as demandas dessa população.