Nossa Cidade
Oficina debate projetos sobre resiliência e redução do risco de desastres
O Centro de Resiliência a Desastres de Campinas realizou nesta segunda-feira, dia 23 de maio, uma oficina de projetos e estudos sobre resiliência e redução do risco de desastres. Foram apresentados seis trabalhos durante o evento, realizado na Sala de Resiliência a Desastres, no Paço Municipal. Profissionais da Defesa Civil de Campinas, das secretarias municipais de Saúde e do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de representantes da Universidade Estadual de Campinas participaram do encontro.
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a ação concretiza a parceria do Centro de Resiliência a Desastres de Campinas com o Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres da Unicamp, além de contar com a participação da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Furtado diz que a iniciativa será expandida: “a nossa expectativa é realizarmos novas oficinas envolvendo outros municípios e secretarias”.
Entre os trabalhos apresentados constam a elaboração da ferramenta Scorecard para implantação da iniciativa Escola Segura; Scorecard Saúde; resiliência das infraestruturas urbanas; comunicação de risco e estratégia do Centro de Operações de Emergência (COE) no enfrentamento de emergências em saúde pública.