Nossa Cidade
Oficina discute estratégias para plano local de resiliência
Uma oficina de Resiliência e Redução do Risco de Desastres apresentou estratégias para operacionalização do Plano Local de Resiliência. O encontro realizado no Centro de Resiliência a Desastres de Campinas, reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 5 de abril, representantes de secretarias municipais, da Unicamp e da Defesa Civil do município.
O foco central da reunião foi a apresentação das devolutivas referentes a eventos ocorridos no Egito e no Uruguai, que contou com a participação de membros da Administração Municipal e do trabalho desenvolvido via parceria da Defesa Civil com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/Unicamp).
A ação integra a iniciativa MCR 2030 – Construindo Cidades Resilientes, que visa assegurar que as cidades se tornem inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, contribuindo para diversos objetivos globais. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, participou do evento; assim como a assessora técnica de saúde pública, Priscilla Brandão Bacci Pegoraro, também do Devisa, que apresentou a experiência e iniciativas do Centro de Resiliência de Campinas e do Comitê de Cidades Resilientes de Campinas durante fórum no Egito.
Os trabalhos apresentados reforçam a importância da abordagem sistêmica para reduzir o risco de desastres. O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, destacou a utilização de uma plataforma global como ferramenta para planejamento de resiliência a desastres desenvolvida pelo Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR).
“O Scorecard é um cartão de pontuação de indicadores de desempenho que permite aos governos locais avaliar seu nível de resiliência para ajudar a monitorar o progresso e os desafios na implementação da iniciativa MCR 2030”, relatou.
Em Campinas, por meio de parceria com o Ceped, o professor José Carlos Ferreira Junior, utilizando essa plataforma global, está desenvolvendo o adendo do scorecard de saúde pública. A ideia é fortalecer e integrar a cobertura de muitos aspectos que são relevantes para o planejamento, mitigação e resposta a desastres, ajudando a garantir a integração de questões de saúde pública na gestão de riscos de desastres.
Na ocasião, o representante do Ceped, André Munhoz de Argollo Ferrão, falou sobre a parceria entre Unicamp e Prefeitura que visa criar um grupo de estudos para atrair pesquisadores tanto da universidade como da Administração Municipal. “Nossa ideia é colaborar na estruturação de um grupo de pesquisa com diferente perfil de pesquisadores”.