Nossa Cidade
Oficina para construção do Plano Local de Ações Climáticas chega à região do Amarais nesta 3ª
A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), em articulação com a Rede Intersetorial, realiza nesta terça-feira, 5 de dezembro, às 9h, a segunda oficina participativa para construção do Plano Local de Ações Climáticas de Campinas (PLAC). Neste encontro com a sociedade civil, as discussões recaem sobre a região do Amarais e ocorrem no CEU Estação Cidadania e Cultura Thais Fernanda Ribeiro, na rua Demerval da Silva Pereira, s/n, Vila Esperança.
No dia 30 de novembro, a primeira oficina foi realizada com os moradores da região do Anhumas, no Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) Recanto Anhumas, no Jardim Madalena.
As oficinas estão sendo realizadas em regiões que foram pontuadas em outros planos ambientais e que já têm ações de recuperação e preservação previstas, sendo agora uma oportunidade de rever as demandas e fortalecê-las junto às comunidades locais.
PLAC
O PLAC é um documento estratégico que a Prefeitura está elaborando com o objetivo de apontar as medidas necessárias para ações voltadas à mitigação de emissões de gases de efeito estufa e aumento da resiliência da cidade frente aos impactos da mudança do clima.
O Plano envolverá a participação de diversos atores, tanto instituições públicas e privadas, quanto sociedade civil e academia, e responderá aos compromissos e metas assumidos pelo município de integração da ação climática aos processos estratégicos de planejamento, gestão, serviços urbanos e ecossistêmicos.
O plano será elaborado de forma integrada e participativa com a realização de Workshops que irão estabelecer as prioridades e ações para a Ação Climática Integrada. Quatro diagnósticos técnicos serão usados como base neste processo: a análise do estado atual da ação climática integrada em Campinas; a atualização do inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE); a elaboração de cenários de reduções de emissões para que sejam zeradas até 2050 e uma análise de riscos climáticos e sua distribuição sociogeográfica na cidade. O produto final será um relatório, previsto para ser finalizado em 2024.
“A participação da sociedade civil no processo de elaboração do Plano Local de Ação Climática (PLAC) visa estabelecer um espaço de diálogo e compartilhamento de saberes e ideias, relacionados aos impactos da mudança do clima, além de discutir propostas de ações e programas existentes ou que deverão ser implementados no Município de Campinas para ações voltadas à mitigação de emissões de gases de efeito estufa e aumento da resiliência da cidade”, explica o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.
Além das Oficinas, os interessados em participar do processo podem também dar suas contribuições por intermédio do e-mail planosambientais@campinas.gov.br e pelo telefone (19) 2116-0877 .
SERVIÇO
Oficina Amarais para construção do Plano Local de Ações Climáticas de Campinas – PLAC
DATA: 5 de Dezembro de 2023 (terça-feira)
HORÁRIO: 9h
LOCAL: CEU Estação Cidadania – Cultura Thais Fernanda Ribeiro – Rua Demerval da Silva Pereira S/N – Vila Esperança, Campinas – SP.