Nossa Cidade
Olhar feminino domina convenção científica 2022 da Base Estelar Campinas
A Base Estelar Campinas abre sua agenda de 2022 com a 33a. Convenção de Ficção Científica, marcada para dia 12 de março, um sábado. A realização tem como parceiro o canal no YouTube Cultura Abraça Campinas, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas.
Este ano, a reunião será virtual e terá um olhar feminino, a partir do tema do encontro: “Mulheres na Ciência e na Ficção Científica”. A programação foi inspirada pelas comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A representação e o protagonismo feminino darão o rumo das discussões.
A convenção começa às 14h e poderá ser acompanhada pelo endereço: youtube.com/CulturaAbraçaCampinas. O acesso será aberto ao público em geral.
A Base Estelar Campinas, grupo de fãs de ficção científica com quase 27 anos de existência, dedica-se a divulgar a cultura e o conhecimento relacionados à ficção científica e à ciência em seus canais e páginas nas plataformas YouTube, Instagram, Facebook e Blogspot.
Programação
14h – Abertura do evento – com Renata Alexsandra da Silva, coordenadora das bibliotecas de Campinas, e Walmir Morales, coordenador da Base Estelar Campinas
14h10 – Clipe de abertura da programação – por Adriana Ruiz
14h15 – As Mulheres de Star Trek – por Leonardo Rossetti
14h20 – A Representação Feminina em Star Trek – com Adriana, Walmir e convidados
15h10 – Sorteio de brindes – com Walmir Morales e Cássio Siqueira
15h15 – Uma História de Duas Marys – com Lisandra Suzuki
15h45 – Momento Descontração: Um drink no Ten Forward – com João Vicentin
15h55 – O Protagonismo Feminino na Ciência e na Ficção Científica – com Adriana Ruiz, Walmir Morales e convidados
16h50 – Sorteio de brindes – com Walmir Morales e Cássio Siqueira
17h – Encerramento – com Renata Alexsandra da Silva e Walmir Morales
Sobre os temas
As Mulheres de Star Trek – por Leonardo Rossetti
Montagem em vídeo com personagens do universo de Star Trek, mostrando a representação feminina nas séries e filmes ao longo dos anos.
A Representação Feminina em Star Trek: dos anos 1960 ao século 21 – com Adriana Ruiz, Walmir Morales e convidados. Participantes e membros da Base Estelar Campinas conversam sobre a maneira como as mulheres têm sido representadas ao longo das séries e filmes de Star Trek, desde a série original dos anos 1960 até as produções atuais.
Uma História de Duas Marys – com Lisandra Suzuki
Apresentação sobre a vida e obra da inglesa Mary Wollstonecraft, escritora, filósofa, e defensora dos direitos da mulher, e de sua filha Mary Shelley, escritora pioneira da ficção científica e autora do romance gótico Frankenstein.
Momento Descontração: Um Drink no Ten Forward – com João Vicentin
João Vicentin, membro da Base Estelar Campinas, ensina a fazer um drink em homenagem à personagem Guinan, de Star Trek: A Nova Geração, interpretada pela atriz Whoopi Goldberg, responsável pelo bar da Enterprise.
O Protagonismo Feminino na Ciência e na Ficção Científica – com Adriana Ruiz, Walmir Morales e convidados
Participantes e membros da Base Estelar Campinas conversam sobre mulheres nas áreas da ciência e da ficção científica, suas realizações e a importância da igualdade de oportunidades.
*Ao longo da programação serão exibidos vídeos curtos com curiosidades e informações sobre algumas mulheres ligadas à ciência e à ficção científica, com pesquisa e produção da jornalista Lalá Ruiz.
Convidados dos painéis de bate-papo:
● Carolina Martins Idelfonso de Souza – Estudante de matemática aplicada na Unicamp, participa desde 2017 do GPEC, Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências., Voltado à realização de eventos para a popularização científica, assim como ao projeto MAFALDA, que proporciona oficinas, palestras e sessões de cinema para meninas do ensino público de Campinas. Fã de ficção científica, principalmente de Star Trek, participa dos eventos da Base Estelar Campinas desde 2016.
● Heitor Teixeira – Videomaker, YouTuber do Canal Na Tela e administrador do grupo Star Trek Baixada Santista.
● Lisandra Suzuki – Formada em Ciências Biológicas e Biomedicina na Unicamp, trabalha em sua área de formação e é entusiasta de literatura, quadrinhos, séries e filmes; já colaborou em vários eventos da Base Estelar Campinas ao longo dos anos.
● Patrícia Cantuária – Professora, pedagoga, musicista, designer institucional, é fã de séries e filmes de investigação criminal.
● Valéria Forrer – Formada em Ciências Biológicas e Biomedicina pela Unicamp, atualmente trabalha como professora de inglês e de dança do ventre; membro da Base Estelar Campinas, já foi palestrante nos eventos do grupo, além de participar ativamente desde 2009.
● Vivian Albertoni – Professora de Literatura e Língua Portuguesa no Colégio de Aplicação da UFRGS. Nasceu e mora em Porto Alegre. Fã de Star Trek e curiosa por natureza.