Nossa Cidade
“OlorumAyé – uma história iorubá” faz suas últimas apresentações
O Grupo Oriki faz duas últimas apresentações do projeto “OlorumAyé – uma história iorubá”, uma jornada envolvente pelas tradições africanas. Uma exibição será nesta quinta-feira, 16 de novembro, no Festival Literário de Campinas, Flic@, na Estação Cultura de Campinas, e no dia 25 do mesmo mês às 17h, em Artur Nogueira, cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O projeto foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Os ingressos são gratuitos, não havendo a necessidade de reservar ou retirar previamente.
Sob a coordenação de Dandara Lequi, a produção do projeto quer preservar a memória da comunidade negra e destacar a importância da oralidade como meio de aprendizado.
O projeto “Olorumayé”, palavra na língua iorubá que significa Olorum – ser supremo que concebeu o universo e Ayé – terra, é um projeto de contação de histórias africana que nasceu da vontade e necessidade de se contar histórias pretas. O projeto narra, utilizando-se do lúdico como dança e música, o nascimento do mundo e a criação do ser humano através do olhar africano. A contação passa por três histórias: inicia-se com o conto do Orixá Exú, o que come primeiro, depois a criação da mãe terra pelo oriki de Oranyã e o nascimento dos seres humanos pelos Orixás Oxalá e Nanã.
Serviço
OlorumAyé – uma história iorubá
Dia: 16/11/ (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: FLIC@ Campinas
Ingressos gratuitos.