Connect with us

Nossa Cidade

ONG doa perucas a mulheres em tratamento oncológico no “Mário Gatti”

A ONG Cabelegria, que doa perucas a pacientes de câncer e outras enfermidades, está nesta quarta-feira, 11 de agosto, atendendo mulheres que passam por tratamento oncológico no Hospital Municipal Mário Gatti. O Banco de Perucas itinerante, um camarim instalado em um caminhão rosa, está estacionado ao lado do Ambulatório de Oncologia, e a previsão é de que cerca de 30 mulheres sejam atendidas hoje. 

“Cheguei aqui com 50 anos e sai com 20 anos. É um trabalho genial e que a gente precisa”, disse a auxiliar de odontologia Veridiana Alexandre Moreira da Silva de Moraes, que se submete a tratamento desde 2016, quando foi diagnosticado câncer de mama e agora com metástase óssea. “A doença está controlada com quimioterapia e a vida segue em frente”, afirmou, após escolher a peruca e ser maquilada.

A presença da Cabelegria é uma ação da área de Humanização do Hospital Mário Gatti. Fundada em São Paulo em 2013 para coletar cabelos para atender crianças, a Cabelegria ampliou o atendimento em 2015 para adultos e, desde 2018, o caminhão circula pelos hospitais do Estado. 

“Acreditamos que a autoestima pode fazer toda a diferença durante o tratamento. Por isso, buscamos aumentar cada vez mais as doações de perucas para pacientes e expandir o Banco de Perucas para os maiores centros de tratamento oncológico do Brasil”, disse Mariana Robrahn, uma das fundadoras da ONG. A Cabelegria tem como meta este mês a doação de 500 perucas no Estado.

Sair da versão mobile