Nossa Cidade
Operação Chuvas de Verão 2023/2024 é encerrada com queda em ocorrências
A Defesa Civil de Campinas divulgou o balanço da Operação Chuvas de Verão 2023/2024, encerrada no último dia 15 de abril. Entre dezembro de 2023 até abril de 2024, a Defesa Civil registrou 220 ocorrências entre quedas de árvores e alagamentos.
O número diminuiu em relação ao mesmo período de 2022/2023 quando houve 1.224 ocorrências; foram 158 quedas de árvores e galhos (contra 508 na anterior) e 62 alagamentos de imóveis/vias (contra 716). Além do trabalho preventivo realizado pelas equipes municipais, a diminuição está relacionada ao menor índice de chuva no período.
Na parte de prevenção, foram realizadas 36 vistorias preventivas e 34 campanhas educativas com a distribuição de 7.900 folhetos informativos.
A Operação foi bem-sucedida, segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, que ressaltou a integração dos órgãos da administração pública na iniciativa. “Não tivemos nenhum óbito na operação deste ano. Todos os setores municipais se reuniram para garantir que a população passasse por esse período com mais tranquilidade. Várias ações preventivas foram adotadas pelas secretarias. Tivemos ações de limpeza em bueiros, córregos, divulgação de alertas, inclusive com painéis de trânsito, ações de promoção à saúde e estivemos atentos às áreas de risco”, destacou Furtado.
A Operação deste ano contou com novidades como a estreia da Capacitação de Líderes Comunitários para Enfrentamento de Extremos Climáticos (https://www.campinas.sp.gov.br/noticias/104256/capacitacao-para-enfrentamento-de-extremos-climaticos-chega-a-regiao-sul-neste-sabado-dia-27). O treinamento aborda o monitoramento de riscos, alertas e prevenção à dengue e continuará até alcançar todas as regiões da cidade. Neste sábado, 27 de abril, será na Paróquia Santa Luzia, no Jardim das Oliveiras.
Outra mudança ocorrida no período foi a decisão de emitir alertas de temperatura e de baixa umidade durante todo o ano e não apenas durante as Operações Estiagem e Verão. A medida vale desde o dia 5 de abril. Leia mais aqui: https://www.campinas.sp.gov.br/noticias/103504/defesa-civil-de-campinas-passa-a-emitir-alertas-de-temperaturas-e-baixa-umidade-durante-todo-o-ano.
Para a próxima operação, a expectativa é que já esteja em funcionamento um novo radar meteorológico na Unicamp. O radar vai trazer uma cobertura maior de monitoramento para Campinas e região metropolitana possibilitando que os alertas sejam mais precisos.
Índices de chuva e números da operação
O balanço da Defesa Civil indicou que o maior índice de chuva registrado no período de dezembro do ano passado até 15 de abril, foi de 92,4 milímetros (mm) – captados na estação Jardim das Bandeiras, no mês de janeiro.
A maior média mensal foi registrada em dezembro, com 324,1 mm, sendo que o esperado para o mês eram 209,1 mm. A chuva foi menor que a média em todos os outros meses de operação. Em janeiro, esperava-se 277,6 mm e choveu 233,9 mm. Em fevereiro e março, a diferença foi ainda maior. Esperava-se 198,3 mm em fevereiro e choveu 68,6mm, enquanto em março, a expectativa era de 165,2 mm e a chuva foi de 102 mm.
Foram registradas 1.287 ocorrências pelo 199 da Defesa Civil que recebeu, até o dia 15 de abril, 11.850 ligações. Os números também são reflexos da diminuição da chuva, uma vez que na Operação 2022/2023, período em que a cidade foi atingida por chuvas volumosas e intensas, houve 3.233 ocorrências e 14.548 ligações.
Operação Chuvas de Verão
A Operação Chuvas de Verão começou em 1º de dezembro de 2023 e terminou em 15 de abril, após prorrogação do governo do estado por 15 dias. Durante o período, diversas áreas foram mobilizadas no socorro a situações de emergência e desastres causados pelas chuvas fortes e temporais do verão. A medida incluiu acompanhamento de índices pluviométricos e previsão meteorológica, com envio de alertas à população e aos órgãos responsáveis, vistorias em área de risco e medidas antecipadas para prevenir situações graves. As ações foram coordenadas pelo Departamento de Defesa Civil de Campinas, da Secretaria de Governo, com a participação de setores da administração direta, indireta, de órgãos estaduais e sociedade civil.