Connect with us

Nossa Cidade

Operação conjunta resgata animais na região da avenida John Boyd Dunlop

Com o objetivo de prevenir sinistros (acidentes) envolvendo animais soltos nas vias, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Guarda Municipal (GM) e o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Campinas (DPBEA) realizaram mais uma operação de resgate na região da avenida John Boyd Dunlop (JBD). A ação preventiva foi realizada nesta quarta-feira, 22 de maio, com monitoramento ao longo de todo o dia.

 

Dois cavalos foram recolhidos na operação, na avenida Professor Mário Scolari, próximo à rua Dr. Mamed Hussein, e encaminhados ao DPBEA, que cedeu o caminhão utilizado no transporte. Atuaram na ação conjunta agentes da mobilidade urbana, um veterinário do DPBEA, além das equipes da Guarda Municipal.

 

No DPBEA, os animais passam por atendimento médico-veterinário e recebem alimentação. Eles são identificados por microchips e cadastrados no banco de dados do município (Sistema Arquimedes).

 

Como denunciar

 

Em caso de urgências com animais circulando em vias da cidade, que colocam em risco a segurança viária, a população pode acionar a Emdec pelo telefone 118, na opção 1 “Emergências de Trânsito”.

 

Quando acionados, os agentes da mobilidade urbana da Emdec atuam para preservar a segurança viária. O procedimento consiste no acompanhamento dos animais para local seguro, fora da via; e o acionamento do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal.

 

Pelo telefone 156, é possível realizar denúncias ou solicitações de emergência, que recolhe animais em situação de rua. O serviço funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h. Fora do horário comercial é possível realizar contato pelo telefone (19) 99398-4517.

 

Sobre o DPBEA

 

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal está ligado à Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas). Seu objetivo é garantir o equilíbrio da proteção ambiental, com ações integradas de proteção, defesa e bem-estar animal.

 

Para recuperar o animal resgatado, o proprietário deverá entrar em contato com o DPBEA, exclusivamente pelo e-mail bemestar.animal@campinas.sp.gov.br no prazo de cinco dias úteis, mediante pagamento de taxas, apresentação de documentos que comprovem a propriedade do animal, possuir propriedade em área rural e apresentar os atestados de vacinação do animal. Após esse prazo ou se houver a constatação de maus-tratos, os animais são encaminhados para adoção.

Sair da versão mobile