Connect with us

Nossa Cidade

Operação Verão: pontos críticos de Sousas são vistoriados

A Operação Chuvas de Verão, que começa no mês de dezembro, já está sendo preparada pela Defesa Civil, que coordena a estratégia, junto com setores que atuam nas ações. Na tarde de quinta-feira, 26 de outubro, junto com servidores da Subprefeitura de Sousas e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Defesa Civil promoveu a segunda reunião de planejamento para a operação na região de Sousas e realizou vistoria em pontos críticos. 

Após a reunião, que ocorreu na Subprefeitura de Sousas, o grupo visitou a rua Mário Garnero e o Beco do Mokarzel, áreas localizadas às margens do rio Capivari. No local, eles vistoriaram as placas de aviso de enchentes, colocadas pela Emdec. Também foram vistoriadas câmeras apontadas para o Rio e as réguas de demarcação que mostram o quanto a água está subindo. 

Um dos desdobramentos da vistoria será a instalação de três defensas metálicas na avenida Mário Garnero. Os equipamentos serão colocados em pontos sinalizados de alagamento para evitar que, em caso de inundação, possa haver queda de carros no local. A instalação começa na próxima semana. 

Próximos passos

No próximo dia 30 de outubro, a Defesa Civil promove uma atividade de orientação para crianças da CEI Zuleika, localizada no distrito. Já no mês de novembro, será promovida capacitação de lideranças comunitárias. A ideia é promover nos moradores o interesse em atuar como vigilantes participativos, mostrando ferramentas de monitoramento disponíveis tanto in loco quanto por meio do site Campinas Resiliente (https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente/inicio). Uma delas é a rede telemérica que mostra como estão os níveis dos rios. “Também reforçamos a importância de que todos se cadastrem para receber os alertas do sistema 40199 para que fiquem informados sobre as ocorrências com chuvas fortes em sua região”, destacou Sidnei. 

Também no mês de novembro, o distrito vizinho, Joaquim Egídio, recebe uma ação com foco na preparação para o período chuvoso. Outras áreas da cidade também vão receber ações do tipo. O diretor da Defesa Civil lembra que a região de Sousas sofreu muito no último verão, com três inundações entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023. “Há sete anos isso não ocorria nesta área. Este ano já está mais chuvoso que no ano passado e queremos preparar a comunidade”, enfatizou Furtado. 

Sobre a Operação Verão

A Operação Chuvas de Verão vai de 1º de dezembro a 31 de março. Reúne uma série de ações de prevenção e resposta para redução do risco de desastres, evitando ocorrências graves durante o período do verão, marcado por elevados índices de chuvas. A audiência pública – para obter contribuições e sugestões da população para o Plano de Contingência da Operação – foi realizada em 17 de outubro. As contribuições já foram compiladas. O decreto com o plano será analisado pela Secretaria de Justiça e publicado no próximo mês. 

Diversos setores da administração pública fazem parte da Operação, conduzida por uma força-tarefa, que tem o intuito de mobilizar as áreas no socorro a situações de emergência e de desastres, minimizando suas consequências. A coordenação é do Departamento de Defesa Civil, vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura de Campinas.

A estratégia inclui o acompanhamento de índices pluviométricos e previsão meteorológica com envio de alertas à população e aos órgãos responsáveis, vistorias em área de risco e adoção de medidas antecipadas para reduzir riscos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com