Connect with us

Nossa Cidade

Orientadores do Vibe participam de reunião no Salão Vermelho

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas reuniu, nesta quinta-feira, 19 de outubro, os orientadores do programa Vibe, voltado para os jovens aprendizes que atuam na Prefeitura. Participaram os gestores do Vibe e representantes dos Patrulheiros.

“Este é um momento importante para dialogarmos sobre a necessidade de cuidar dos nossos jovens e os orientadores têm uma missão muito importante no desenvolvimento deles”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.

A secretária também alertou os orientadores sobre os cuidados que vão além do aprendizado profissional. “É essencial que vocês, que estão no dia a dia dos nossos jovens, tenham um olhar humano para com esses jovens. Observem detalhes, mudanças bruscas de humor ou outros sinais que possam representar que algo está errado com eles”, completou.

O psicólogo dos Patrulheiros Aslan Panicaci também ressaltou a importância dos orientadores neste processo de formação dos jovens. “Vocês não recebem jovens prontos. Eles são uma página em branco, onde vocês e eles vão começar a montar uma carreira”, disse.

Panicaci citou palavras que são essenciais nesta trajetória, entre elas empatia, compaixão, paciência e respeito. “Quando perguntamos a um jovem como foi o processo de aprendizagem em uma instituição ele não vai dizer ‘a Prefeitura é fantástica’, mas sim, ‘o meu orientador é espetacular’. Ou seja, vocês fazem toda a diferença na vida deles”, concluiu.

A coordenadora de Benefícios Sociais Valéria Aparecida de Almeida Silva explicou que a formação dos orientadores também é parte do programa Vibe. “No programa Vibe, além dos jovens, nós também trabalhamos com os orientadores, que são essenciais para o sucesso das nossas ações”, disse. “Durante a reunião, falamos sobre o manual do orientador, como eles devem agir com os jovens e qual o papel deles no programa”, completou.

Troca de experiências e conhecimento

Elcio Silas Avelar, do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), orientador de aprendizes desde 2012, acha importante a presença dos jovens na Prefeitura. “Há uma troca rica de experiência e conhecimentos entre eles e os servidores, que estão há mais tempo na área. Até a energia do ambiente muda”, disse. “Eles acrescentam muito para a Prefeitura e, acredito, que também acrescentamos muito na vida deles”, completou.

Sobre a reunião, Avelar elogiou a iniciativa. “Em reuniões como esta, recebemos orientações sobre como ter mais tato para lidar com os jovens. Desde que eu comecei, muita coisa mudou e continua mudando”, completou.

A orientadora Rosimeire Simões da Silva, do Urbanismo, também aprovou a iniciativa. “A reunião para mim foi muito importante, porque pude ter um conhecimento bem abrangente de vários pontos, que no dia a dia serão essenciais para lidar com a nossa jovem aprendiz. Nunca participei desta reunião. Gostei demais desta nova experiência”, disse.

Ainda segundo Rose, “a presença dos jovens Aprendiz na Prefeitura é excelente, porque além deles terem a experiência do seu primeiro trabalho, nos ajudam muito e no decorrer nós também aprendemos com eles”.

Vibe

O programa Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; Valorização da integração interpessoal no trabalho; Valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e Busca pelo aprendizado e qualificação.

Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos e permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.

Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.

O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com