Connect with us

Nossa Cidade

Orquestra de berimbaus se apresenta na Feira Literária de Campinas

O Coletivo Avuo Casa de Capuêra faz duas apresentações este mês do projeto “Beriba é pau, Campinas tem Berimbau!” : uma orquestra de berimbaus e percussão que tem como inspiração a tradição das rodas de capoeira e seus toques tradicionais. A primeira será no dia 18 de novembro, às 15h, na Feira Literária de Campinas, na Estação Cultura. A segunda será no dia 19 de novembro, às 16h, na Ocupavila Festival de Arte e Cultura, em Barão Geraldo. 

O projeto foi contemplado pelo FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

A Orquestra de Berimbau é o resultado do projeto “Biriba é pau, Campinas tem Berimbau”, que foi desenvolvido ao longo do ano de 2023 pelo coletivo “Avuô Casa de Capuêra”. São apresentados toques tradicionais da cultura da capoeira acompanhados de percussão, viola caipira e voz.

Foram 12 encontros no bairro Vila Boa Vista com o objetivo de contribuir com a manutenção de saberes afro-brasileiros no território de Campinas a partir do berimbau, instrumento central na tradição da capoeira. Composto por capoeiristas e não capoeiristas, o projeto passou pela confecção de modo tradicional do instrumento, trazendo histórias vividas e referências de mestres e mestras da tradição. 

Serviço

“Beriba é pau, Campinas tem Berimbau!”

Dia: 18/11 (sábado)

Hora: 15h 

Feira Literária de Campinas 

Local: Estação Cultura

Dia: 19/11 (domingo)

Hora: 16h

Ocupavila Festival de Arte e Cultura

Local: Barão Geraldo

Sair da versão mobile