Nossa Cidade
Orquestra Sinfônica apresenta o concerto Paisagens Brasileiras no próximo sábado, 15
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta no dia 15 de junho, às 20 horas, no Teatro Municipal Castro Mendes, o concerto Paisagens Brasileiras. A apresentação traz uma mostra da música contemporânea do compositor Paulo Costa Lima com as obras dos consagrados Villa-Lobos e Carlos Gomes. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo site: www.teatrocastromendes.com.br
O regente é o maestro convidado Ricardo Bologna e conta com a presença de Fernando Hashimoto, como solista de percussão, e Lars Andreas Hoefs, solo de violoncelo.
O concerto abre com o Prelúdio do 1º Ato da Ópera Maria Tudor, que é uma ópera do compositor brasileiro Carlos Gomes. Segue com a estreia mundial da obra de Paulo Costa Lima, ‘Concerto para Percussão e Orquestra’, composta exclusivamente para Sinfônica de Campinas com solo do percussionista Fernando Hashimoto. Retoma com ‘Fantasia para Violoncelo e Orquestra’, de Villa-Lobos com solo de Lars Andreas Hoefs, violoncelista estadunidense. E encerra com a abertura da ópera Salvator Rosa de Carlos Gomes
Ricardo Bologna
Músico da Osesp desde 1999, Bologna é um dos principais músicos em atividade no país, com especial atenção à música contemporânea. Fundou o Percorso Ensemble e integrou conjuntos como a Camerata Aberta. Em 2002, venceu o Concurso Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes. E é professor da USP. De 2008 a 2011, foi Regente Titular da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo e, de 2012 a 2015, Regente Principal da Orquestra Sinfônica da USP. É o novo regente titular e diretor da OCAM, Orquestra de Câmara da ECA-USP.
Fernando Hashimoto
Professor Titular de Percussão e Rítmica da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, onde tem desenvolvido pesquisa sobre o repertório brasileiro para percussão. É fundador e diretor do GRUPU – Grupo de Percussão da UNICAMP, e atuou como timpanista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 14 anos. Atuou como Coordenador Geral dos Cursos de Graduação do Instituto de Artes/UNICAMP, bem como a Chefia de Departamento de Música/UNICAMP e foi Diretor do Instituto de Artes da Unicamp. Entre 2017 a 2021 foi Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Unicamp. Fernando possui livre-docência pela UNICAMP, doutorado em percussão pela City University of New York como bolsista da Capes/Fulbright, e cursou bacharelado e mestrado em música na Unicamp. Reconhecido internacionalmente como um especialista do repertório brasileiro para percussão, Fernando estreou mais de 50 obras de compositores brasileiros.
Lars Hoefs
Violoncelista norte-americano, apresenta-se como solista e camerista no Brasil, na Europa, e nos Estados Unidos. Apaixonado pela música de Villa-Lobos desde sua primeira chegada no Brasil, Lars construi uma ponte cultural entre Brasil e Califórnia com seu “Villa-Lobos International Chamber Music Festival”, do qual Lars e diretor artístico na Califórnia. Para a terceira edição do festival em janeiro 2017, Lars organizou e tocou 15 concertos nas cidades Los Angeles, Pasadena, Riverside, San Diego, e outros, dedicado à musica latinoamericana, con ênfase em Villa-Lobos. Muito ativo como solista com orquestra, nos últimos anos Lars apresentou concertos para cello e orquestra de Haydn, Schumann, Saint-Saens, Lalo, Dvorak, Tchaikovsky, Elgar, e a estreia sul-americana do Concerto para cello e orquestra de Korngold.
Serviço
Concerto Paisagens Brasileiras
Data: 15/06 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62,Vila Industrial, Campinas
Ingressos:
Inteira – R$ 20,00
Meia – R$ 10,00