Connect with us

Nossa Cidade

Outubro Rosa: Centro de Referência em Campinas realiza testes rápidos para HIV e sífilis em mulheres

O Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais de Campinas oferece até o fim de outubro testes rápidos e gratuitos de HIV e sífilis para mulheres. A agenda de avaliações integra a programação do Outubro Rosa.

O coordenador do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, Josué Lima, explicou que não é preciso fazer agendamento. Os testes na unidade começaram na semana passada e, segundo ele, a iniciativa visa facilitar o acesso às mulheres a esse tipo de exames.

“Todos os [67] centros de saúde de Campinas oferecem os testes, mas a ideia é facilitar o acesso. O centro de referência fica numa área central, onde não há uma unidade. Então é possível atender aquela mulher que chegou pelo Terminal Central, precisou ir até a 13 de Maio ou a Francisco Glicério e está perto. Sem fila e sem agendamento”, destacou Lima.

Os testes são realizados durante os dias úteis, exceto nesta quinta e sexta-feira por causa do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. Os horários de atendimento são:

– Segunda, terça, quarta e sexta: das 9h às 12h e das 14h às 17h

– Quinta: das 9h às 12h

Serviço

O Centro de Referência fica na Rua Regente Feijó, 637, Centro. Já os endereços e horários de funcionamento dos 67 centros de saúde de Campinas podem ser conferidos no link: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude.

Programação do Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento mundial com objetivo de alertar, conscientizar e informar sobre o câncer de mama. A doença é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres e fica atrás somente das enfermidades cardiovasculares. 

Em Campinas, os exames de mamografia no Hospital de Amor durante a campanha foram estendidos até 30 de novembro, uma vez que as vagas de outubro esgotaram. Até o fim deste período serão disponibilizadas diariamente 50 vagas para atendimento em carreta e 35 na unidade fixa. A campanha ocorre em dias úteis e o agendamento é pelo telefone 160.

O agendamento é direcionado para mulheres moradoras de Campinas com idade entre 40 e 49 anos que fizeram o exame há mais de um ano, e mulheres de 50 a 69 anos, que fizeram a mamografia há mais de 2 anos. Não é necessário encaminhamento de unidade de saúde.

No dia marcado é preciso levar a mamografia anterior (se tiver), RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS. Todos os documentos, exceto o exame, são obrigatórios.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com