Connect with us

Nossa Cidade

Outubro Rosa é tema de edição especial das Rodas de Conversa com jovens do programa Vibe

Cerca de 80 jovens aprendizes que fazem parte do Vibe participaram nesta sexta-feira, 25 de outubro, de uma edição especial das Rodas de Conversa do programa. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e teve como tema o Outubro Rosa.

Segundo a médica do trabalho Catarina Elita Freitas Vianna, as meninas chegaram tímidas, mas aos poucos foram se soltando e aproveitaram o momento para fazer perguntas e compartilhar histórias. “Eu fiz a conversa da forma mais descontraída possível, para chamar a atenção delas. Falei sobre câncer de mama e de colo de útero, prevenção, rastreamento e vírus do HPV”, disse. “E acho que o retorno foi bom nas duas turmas”, completou.

A psicóloga Tânia Regina Venceslau também avaliou a atividade de forma positiva. “A atividade foi ótima.  Falei sobre equidade gênero, a importância e o impacto da igualdade de gêneros em diversos aspectos na vida das mulheres e outros gêneros,  das minorias, na educação e em relação às políticas públicas. Enfim, como a desconstrução dessa realidade histórica pode resultar em uma sociedade mais justa e com menos desigualdade pra todos e todas”, explicou.

Quem participou aprovou. “A roda foi muito importante para nos esclarecer dúvidas sobre assuntos que não são falados no nosso cotidiano e são muito importantes. A médica nos deixou confortáveis para conversar e nos explicou tudo muito bem”, contou Isabella Pereira de Souza.

Também participante do programa, Elaine Cristina de Souza Silva espera que o Vibe traga outras palestras deste tipo. “Achei a roda de conversa super necessária para nós, mulheres. Conversarmos com uma médica especialista sobre o nosso corpo, esclarecemos dúvidas sobre nossas mamas, sobre o nosso útero, de forma totalmente aberta”, disse. “Conversamos sobre métodos contraceptivos, os efeitos que eles causam no nosso corpo, afinal são hormônios e hormônios mexem total com nós, mulheres”, destacou.

Para Millene da Silva Araújo,  o bate-papo aumentou a conscientização e criou uma rede de apoio importante. “A roda foi ótima! Discutimos a importância da detecção precoce e dos cuidados com a saúde, aprendemos sobre os sinais de alerta e exames essenciais. O destaque no autocuidado e na realização da mamografia foi um dos pontos altos da conversa”, disse.

Na Prefeitura, 147 jovens fazem parte do Vibe. Os contratos de aprendizagem são feitos pelo Patrulheiros Campinas.

Vibe

O programa Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.

Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos e permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.

Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.

O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.

Sair da versão mobile