Connect with us

Nossa Cidade

Outubro Rosa na Rede Mário Gatti: mulheres ajudam outra mulheres

Profissionais de saúde da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar cortaram os cabelos na tarde desta segunda-feira, 10 de outubro, para doar as mechas para confecção de perucas para mulheres em tratamento oncológico na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), da Rede.

A doação de cabelos é uma das ações desenvolvidas pela Rede, dentro do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A doação de mechas é uma parceria com a ONG Cabelegria e o Salão de Beleza Aguinaldo Cabelos by Andrea. Até o final do mês, as trabalhadoras da saúde poderão fazer cortes gratuitos, com agendamento, às segundas-feiras, com profissionais do salão, no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

A população também pode participar doando cabelos, que deve ter, no mínimo 15 centímetros, e não importa se tem química ou é tingido, informa a coordenadora da área de Humanização, Lucimeire Martini. A mecha deve ser colocada em um saco plástico e entregue na área de Humanização, que fica no prédio administrativo do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

A fonoaudióloga da Unacon, Lausane Dourado, participou da ação e foi a primeira vez que doou cabelos. “Trabalhando na Unacon sei o valor que tem o cabelo para as mulheres que estão em tratamento. É importante para melhorar a autoestima”, afirmou.

Fernanda Martins, gestora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da Rede Mário Gatti, também participou e explicou a motivação para cortar 15 centímetros de seus cabelos: “Compartilhar e levar alegria para outras mulheres, com impactos positivos na autoestima”.

A cabeleireira Andrea Souza, que comandou a ação junto com profissionais de seu salão, disse que a doação é uma rotina no salão, mas que ficou suspensa durante a pandemia. “Com a melhora da situação, retomamos esse trabalho”, disse. Além dos cortes realizados hoje, ela levou para a ação cem mechas de clientes que cortaram o cabelo no salão. “É uma ação que faz bem a quem doa e, especialmente, para quem recebe”, afirmou.

Sair da versão mobile