Connect with us

Nossa Cidade

Pacientes da oncologia da Rede Mário Gatti fazem oficina de turbantes

Mulheres que enfrentam tratamento oncológico na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, participaram na manhã desta quinta-feira, 13 de outubro, de oficina de turbantes. A atividade integra as ações que estão sendo desenvolvidas dentro do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama.

Nesta semana, as atividades visam o bem-estar das pacientes que passam por quimioterapia, tratamento que tem como um dos principais efeitos colaterais a queda de cabelos, o que afeta diretamente a autoestima das mulheres. A primeira atividade da semana ocorreu na terça-feira, com a oficina de massagens nos pés.

“Ensiná-las a fazer turbantes traz uma possibilidade a mais para elas no enfrentamento da doença. É um acessório que contribui para se manterem belas nessa fase difícil”, afirma a coordenadora da área de Humanização da Rede, Lucimeire Martini.

Os lenços foram doados por membros da Assembleia de Deus e a servidora do hospital, Gislaine Oliveira, entusiasta no uso de turbantes, ensinou as diversas técnicas de colocação dos lenços na cabeça. “Tenho 38 lenços em casa e uso bastante. É uma satisfação ver essas mulheres felizes com os turbantes. É também uma importante forma de troca de energia, de carinho”, disse.

Anilda de Oliveira Lima, que já passou por cirurgia e se prepara para iniciar a quimioterapia, foi uma das alunas da oficina. “Acho que vai me ajudar a enfrentar a fase de queda de cabelo e melhorar a autoestima”, disse.

Valquiria da Silva, que já fez o tratamento e está curada, participou da oficina porque, disse, gosta de aprender. “Eu venho uma vez por mês para passar pelo médico e pegar medicamentos e aproveitei para aprender a fazer os turbantes e vou usar, porque acha muito bonito esse acessório”, afirmou.

Sair da versão mobile