Nossa Cidade
Paço Municipal abriga mostra Campineiros nas Copas do Mundo até 1511
Em clima de Copa do Mundo, foi aberta na manhã desta segunda-feira, 31 de novembro, a exposição “Campineiros nas Copas do Mundo”, no saguão da Prefeitura de Campinas e, simultaneamente, na Sanasa. A mostra traz 15 painéis expositivos, com fotos e textos sobre os campineiros que participaram das copas do mundo. As fotos são do fotojornalista campineiro Rodrigo Villalba.
A abertura contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, do fotojornalista, das secretárias de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; do Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, representantes da pasta de Esporte e Turismo e dos jogadores convidados, Careca e Renato Morungaba.
“É muito importante essa exposição para entrar no clima da Copa e, ao mesmo tempo lembrar, valorizar e reconhecer atletas que fizeram história no nosso futebol”, disse o prefeito. Ele acrescentou que a mostra também reconhece por meio do trabalho do Villalba, os campineiros que foram nas Copas, com destaque também para a foto icônica da última Copa do Mundo: o aperto de mão de dois jogadores (um negro e outro branco), reforçando o combate ao racismo e a solidariedade nos jogos.
Segundo Villalba, esta foto foi eleita a foto da Fifa. “É muito gratificante e prazeroso para mim poder exibir parte do meu material para a população da cidade”, agradeceu. Ele cobrirá pela 3ª vez uma Copa do Mundo de futebol, no Qatar. Já esteve nos mundiais de 2014 e 2018, no Brasil e na Rússia, respectivamente.
Estação Cultura
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, participou da abertura da exposição, que dá a largada do clima da Copa do Mundo em Campinas. “Estamos muito felizes em mostrar à população essa representatividade de Campinas na Copa porque sabemos que essa ligação do Brasil com a Copa é visceral, é de coração e, essa exposição, já vai atrair a energia boa para os jogos de 2022 no Qatar”.
Alexandra espera que o maior número de pessoas vejam a exposição e comemore em novembro bons resultados do Brasil na Copa”.
A exposição permanece no saguão do Paço até 15 de novembro. O público pode ver de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábado e domingo, o Paço é fechado ao público.
A partir do dia 16 de novembro vai para a Estação Cultura e fica até 20 de dezembro. O mesmo ocorre na Sanasa, onde exposição semelhante permanece até o dia 20 de dezembro.