Nossa Cidade
Paço Municipal é um dos marcos dos 250 anos de Campinas
Inaugurado em 1968, o Paço Municipal ou Palácio dos Jequitibás é um dos marcos dos 250 anos de Campinas e um patrimônio histórico da cidade. Sede do governo municipal, o prédio possui 17 andares, além de dois pavimentos no bloco A e no bloco B, e subsolo. Também abrigou, até 2005, a Câmara Municipal. Além dos 2 mil servidores, passam cerca de 500 pessoas pelo local.
Com uma arquitetura modernista, o Palácio dos Jequitibás foi projetado pelo arquiteto Rubens Carneiro Viana e conta com espaços abertos, vãos livres, poucas paredes (os pilares de concreto delimitam os ambientes), esquadrias do piso ao teto com o uso de brises soleil em alumínio, além do mármore que reveste as paredes, pilares e o piso em vários andares.
“O DGP entende que a arquitetura é viva e o Paço Municipal adapta-se às novas necessidades regularmente”, explica Adriana Rangel, diretora do Departamento de Gestão Predial. “Embora o prédio passe por modificações necessárias para a manutenção da sua vida útil, as reformas mantêm seu projeto original”, contou.