Nossa Cidade
Paço terá exame periódico para servidores nos dias 13, 16, 23, 27 e 30 de novembro
Os servidores do Paço Municipal terão, em novembro, cinco dias para colocar o exame periódico em dia. A equipe do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS) estará no prédio, nos dias 13, 16, 23, 27 e 30, das 13h30 às 16h30. O atendimento é feito no Espaço do Servidor, por ordem de chegada. O Paço é o local com o maior número de funcionários. São cerca de 1,8 mil servidores lotados no local, sem contar os prestadores de serviço.
O exame periódico é uma ação muito importante de saúde do servidor. A partir dele, é possível trabalhar na prevenção de doenças como diabetes, pressão alta, osteomusculares, alterações psicológicas (depressão, ansiedade), uso abusivo de substâncias psicoativas e outros males causados pelo sedentarismo.
Além disso, os resultados obtidos podem subsidiar projetos e programas de promoção à saúde e ao bem-estar dos servidores.
“A descentralização do exame periódico é uma forma de facilitar o acesso dos servidores. Muitas vezes, é difícil sair do local de trabalho e se deslocar até o DPSS. Aqui no Paço, montamos a mesma estrutura, sem ser necessário o deslocamento” , disse Gustavo Correa, diretor do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor. Ainda segundo ele, Além do Paço, o projeto tem sido levado para a Saúde e Guarda Municipal também.
Validade do exame periódico
Os exames periódicos para servidores da área administrativa e com menos de 45 anos têm validade de 2 anos; para os demais, o prazo é de 1 ano. A validade do exame pode ser consultada no Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) anterior. Além de ser uma exigência da Norma Regulamentadora 7, o procedimento também é importante para a avaliação e a proteção da saúde dos trabalhadores.